Coleta e reciclagem de óleo vegetal, um serviço que repercute na qualidade de vida de todo o planeta

Em Caxambu/MG, o projeto da BioBras Diesel além de reduzir os danos causados à natureza, oferece incentivo a participação da população. A cada cinco litros de óleo você ganha 1 litro de detergente.



O óleo vegetal é indispensável na preparação de algumas refeições, porém há muitas dúvidas de onde colocá-lo depois de usado. Nem precisa se envergonhar, a grande maioria dos consumidores joga o óleo usado na pia ou no lixo. Outros, que se dizem ecologicamente corretos, jogam no vaso sanitário ou colocam dentro de uma garrafa para ser descartada no caminhão de lixo. Nenhuma dessas formas é a melhor solução para se livrar desse vilão do lixo doméstico, pois se o óleo for jogado na pia, além de entupir o encanamento, pode prejudicar o meio ambiente contaminando rios e lençóis freáticos, colocando em risco a vida aquática,comprometendo a alimentação e a vida humana. Se for colocado dentro de uma garrafa plástica e jogado no lixo pode ocorrer um vazamento que contaminará as águas subterrâneas, mas, se armazenados, levados para um posto de coleta e reciclagem, lá ele será tratado e utilizado na produção de tintas, biodiesel, vernizes e sabão.

O projeto da BioBras Diesel de coleta e reciclagem de óleo vegetal, proporciona ao cidadão a oportunidade de destinar corretamente seu resíduo, minimizando a poluição e protegendo sua própria vida. 
A BioBras Diesel está apta para atender toda região do Sul de Minas, fazendo retiradas nos locais ou disponibilizando tambores e galões em postos para a coleta.
São aceitos, qualquer tipo de óleo vegetal (girassol, canola, soja, dendê...) tais como resíduos de assadeiras e frigideiras. O óleo pode ser armazenado em garrafas pet, ou em qualquer recipiente plástico bem vedado, para que não ocorra vazamento, e não é necessário coar. Para pequena quantidade, residências e condomínios, solicita-se que entre em contato quando houver o mínimo de 20 litros (quantidade necessária para cobrir os custos de frete). Para grande quantidade, comércio, indústrias e escolas é oferecida a opção de coleta através de tambores ou galões plásticos, com capacidade de 30 até 200 litros. Os quais são disponibilizados pela empresa e identificados com um rótulo, onde constam os contatos.
Como incentivo a participação da população, em grande quantidade, pode ser pago R$0,30 pelo litro ou a cada 5 litros, trocado por 1 litro de detergente.


Em Caxambu o agente responsável pela coleta, Luciano José Santos, mais conhecido como Lúcio, nos revela que vários estabelecimentos e moradores já participam da campanha. Entre eles as Escolas Municipais Pinguinho de Gente, Chapeuzinho Vermelho, Cabo Luiz de Queiroz, Pres. John Kennedy e a Creche Santa Tereza “ Os professores, funcionários e alunos armazenam o óleo nas escolas, quando tem uma boa quantidade entram em contato e nós vamos recolher”,  diz Lúcio.

Se você tem ou trabalha em um comércio, empresa, escola ou condomínio, faça parte desta campanha. Seja um posto de Coleta. Basta entrar em contato e agendar uma visita.

Contatos/Informações: 
Posto de Coleta 
Rua 25 de Dezembro, 432 - Caxambu Velho - Caxambu/MG
Telefone (35) 3341-2744
Site www.biobrasdiesel.com.br


Não é pouco, se pensarmos que 1 litro de óleo pode poluir até 1 milhão de litros de água, ou o equivalente a centenas de quilômetros quadrados de uma mancha que impede a fotossíntese de ocorrer abaixo da superfície, ou que cada residência descarta em média meio litro de óleo por mês, segundo a Organização Mundial da Saúde. Tão grave quanto, os impactos seguem para a atmosfera, já que a decomposição do óleo produz gás metano, 20 vezes mais nocivo que o gás carbônico, tanto por seu potencial no aquecimento global como pela não existência de sumidouros naturais para este tipo de gás.
É assim que as ações de reciclagem do óleo deixam de representar uma simples atitude pessoal e de solução local, para prestar serviços globais, que repercutem na qualidade de vida de todo o planeta. 

Por Roberta Pimenta/ Jornal I9 Minas