Programa de alimentação escolar beneficia crianças das creches e comunidade rural.

Iniciado em 2013, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) está beneficiando 22 produtores rurais que fazem parte da Associação Comunitária Rural Souza Lima e Região (Assolima), de onde vêm alguns produtos que compõem a merenda escolar por meio da agricultura familiar.

Os recursos para o PNAE são do Governo Federal e estão sendo aplicados através da Secretaria Municipal de Educação para aquisição de legumes e verduras para as creches do município. “Para nós, agricultores, é uma vantagem muito grande, pois temos a garantia de mercado que paga um preço justo. Além disso, a Prefeitura vem apoiando a Assolima e esperamos ter uma associação cada vez mais forte”, diz o produtor rural Claudionor José da Costa.

A merenda escolar é distribuída em 41 centros municipais de educação infantil, as creches. Cerca de 5.500 crianças são beneficiadas com a iniciativa, que tem por objetivo garantir a qualidade da merenda, além de fomentar a agricultura familiar, gerando emprego e renda.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, através do departamento de Fomento Agropecuário, dá apoio de infraestrutura aos pequenos produtores, utilizando máquinas agrícolas e retroescavadeiras.

“Esse serviço é muito solicitado em todas as comunidades rurais do município e têm como objetivo levar melhoria da qualidade de vida para o meio rural. Em 2013, mais de 60 produtores foram atendidos com esses serviços e esperamos ampliar ainda mais o atendimento neste ano”, diz o diretor de Fomento Agropecuário, Ulysses Ferreira.


Prefeitura de Poços de Caldas