Parque das Águas de Caxambu investe em segurança contra vandalismo

Administrador do Parque das Águas, Fábio Fernandes


Manter o patrimônio dos municípios é um desafio constante para o poder público. Em Caxambu, a história não é diferente. Dentre as ações criminosas mais graves estão o vandalismo no Parque das Águas, o cartão postal, o maior patrimônio da cidade.
Recentemente, os danos atingiram os pedalinhos e o lago. Contudo, a administração do parque foi muito eficiente, já consertou o que foi danificado e para inibir a crescente onda de vandalismo está investindo na segurança com instalação de sistema de alarme e monitoramento (câmeras, fotocélula e sensores de presença). 
O vandalismo representa crime contra o patrimônio público e é passível de punição. Quem praticar tal ato pode ser enquadrado no artigo 163 do Código Penal Brasileiro, por dano qualificado. A pena para o ato de vandalismo contra o patrimônio público pode ser de seis meses a três anos de detenção e multa.

Pedalinhos com guarda-sóis

A nossa equipe de reportagem foi recebida na tarde deste domingo (05/01) pelo administrador do Parque das Águas, Sr. Fábio Fernandes, que muito solícito nos esclareceu sobre os ataques dos vândalos, mostrando os equipamentos instalados e também algumas novidades implantadas no lago. Como os coloridos guarda-sóis e os coletes salva-vidas fornecidos a todos os que usufruem desta atração. Outro atrativo acrescentado e proveniente de aproveitamento, prática comum adotada pela atual administração, é o casal de cisnes dispostos a beira do lago. Como os cisnes já não tinham condições para seu uso comum (o passeio no lago), foram reformados, decorados e expostos. Proporcionando mais charme a bonita paisagem e belas fotos para os visitantes.


O Jornal I9 Minas parabeniza a todos os responsáveis pelo excelente trabalho que vem sendo realizado no Parque das Águas.


Por Roberta Pimenta