Caxambu proporciona diariamente um ‘Espetáculo da Natureza’

A vida moderna, com as preocupações do cotidiano, parece excluir a humanidade do mundo natural. 
Em tempos de efeitos especiais e filmes 3D podemos esquecer que os shows mais incríveis são criados pela própria natureza. São imagens espetaculares que a natureza nos proporciona.  
Se você  está em busca de experiências inesquecíveis, precisa conhecer o Parque das Águas em Caxambu-MG. Um lugar tranquilo, revigorante, que se destaca pela natureza exuberante. E onde você poderá  apreciar um raro fênomeno natural, o espetáculo da erupção de um gêiser. 
Um gêiser é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar. A formação de gêiseres requer uma hidrogeologia favorável, o que só existe apenas em poucos locais na Terra. São fenômenos razoavelmente raros. Existem cerca de mil em todo o mundo e metade destes encontram-se no Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos. Mas não precisa ir tão longe, o Brasil possui um único gêiser e está em Caxambu! 
O Gêiser de Caxambu (Fonte Floriano de Lemos) nasceu espontaneamente de um orifício terrestre e possui água mineral radioativa, hipotermal, na temperatura de 27º C. Sua erupção se deve pela pressão dos gases no interior do aqüífero e não pela termalidade. A pressão do gás é tão alta que a fonte “explode” formando uma coluna de água mineral.
Sua água ricamente mineralizada, contém sais dissolvidos com grande quantidade de gás. Destina-se para uso externo. Seus banhos medicinais são indicados para afecções cutâneas, eczemas crônicos, dermatoses pruriginosas, neurodermite, úlceras tópicas, artropatias crônicas degenerativas, reumatismos gotoso, sequelas reumáticas crônicas, etc. 

O gêiser do Parque das Águas de Caxambu entra em erupção todos os dias às 10:20. Uma oportunidade diária para turistas e moradores da cidade, que  além de contemplarem um espetáculo da natureza podem se banhar em suas águas, recebendo saúde e bem estar.



Gêiser de Caxambu sob o olhar do artista
Onde as palavras são insuficientes e desnecessárias. Beleza para os olhos que suaviza a alma e alegra o coração.

Jornal I9 Minas 
Por Roberta Pimenta