Município registrou número de casos 10 vezes maior do que em 2012.Mapa mostra focos espalhados pela cidade; cemitério é ponto preocupante.
O risco de uma epidemia de dengue preocupa autoridades de algumas cidades do Sul de Minas. Em Alfenas (MG), por exemplo, uma das preocupações é o cemitério da cidade, onde vários focos de lavras já foram encontrados. Neste ano, houve uma epidemia de dengue na cidade nos meses de março e abril. Até agora, foram confirmados 167 casos de pessoas que pegaram a doença somente em 2013. O número é 10 vezes maior em relação ao ano passado.
Para que a situação não se repita em 2014, agentes de controle de endemia visitam todos os dias as casas para eliminar os criadouros do mosquito e orientar os moradores. Pelo menos 80% dos focos da doença foram encontrados em residências. No cemitério, a incidência se explica pelo fato dos túmulos acumularem água em épocas de chuva. Os vasinhos colocados por visitantes também ficam cheios de água.
Um mapa feito pela Vigilância de Saúde mostra que os casos foram registrados por toda a cidade. O que mais preocupa é que a última análise do Levantamento Rápido do Índice de Infestação (Lira) por Aedes Aegypti, foi feito em outubro, quando não choveu tanto. Mesmo assim, o índice foi de 0,9%, que é considerado alto.
Confira abaixo o total de casos de dengue registrados neste ano no Sul de Minas:
Regional de Alfenas - 811 casos notificados
Regional de Passos - 1.090 casos
Regional de Pouso Alegre - 97 casos
Regional de Varginha - 1.241 casos
Regional de Passos - 1.090 casos
Regional de Pouso Alegre - 97 casos
Regional de Varginha - 1.241 casos
Do G1 Sul de Minas