Benefícios do queijo minas para sua saúde

Além de ser rico em cálcio, esse tipo de queijo traz benefícios para a pele, cabelos e até para o intestino


Não há nada mais gostoso e que nos remete a culinária mineira do que comer um  pão de queijo com café ou quem sabe um pãozinho de sal com queijo minas e café. Hummm deu água na boca!
Você sabia que o queijo minas traz benefícios à saúde e ainda tem menos calorias quando comparado a 
outros tipos de queijos?
“O queijo minas é rico em nutrientes (proteínas e cálcio) e tem baixas calorias. Possui cálcio, vitamina A, vitamina D e B, além de minerais como o fósforo”, diz a nutricionista.
Confira mais benefícios dessa delícia típica mineira, através das informações gentilmente fornecidas pela  nutricionista Marisa de Abreu:

1 – Seu grande aliado na dieta
Adicioná-lo à sua dieta pode ser a saída certa para emagrecer com saúde sem ter que abrir mão de um alimento gostoso. “O consumo das versões mais leves como ricota e cottage (usam a versão do leite desnatado em sua fabricação) são úteis para dieta, já que ajudam a perder peso”, explica Marisa de Abreu.
2 – Excelente pós-treino
Fonte de cálcio, o queijo minas combate a osteoporose e é indicado para ser consumido após o treino na academia. “São excelentes opções para recuperação muscular pós-atividade física. Existem ainda versões enriquecidas com probióticos que ajudam no equilíbrio da flora intestinal”, diz a nutricionista.
3 – Fonte de vitaminas
Possui vitaminas A, poderoso antioxidante, vitamina D, que aumenta a imunidade e vitamina B, que ajuda a manter a saúde da pele, olhos e até do cabelo.
4 – Combate hipertensão e diabetes
Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo revelou que consumir o queijo branco com rotina pode reduzir casos de hipertensão e diabetes. “De acordo com a pirâmide alimentar, devemos consumir de 3 a 5 porções de leite ao dia”, sugere. 
5 – Possui menor concentração de sal
Se comparar o queijo branco a versões mais gordurosas, como o cheddar e provolone, ele possui menor quantidade de sódio, o que também auxilia a evitar a retenção de líquido. “Se comparado com as versões amarelas ele possui menos sal sim, devido ao processo de fabricação. Mas vale lembrar que é preciso comparar os rótulos dos alimentos sempre antes de comprar”, indica a nutricionista.

O queijo minas tem contraindicação?
Pessoas que tem alguma restrição no consumo de proteínas, como doentes renais, devem ter atenção ao consumo. Quem tem intolerância à lactose deve restringir o consumo de queijo ou aliar essa refeição ao consumo de uma enzima digestiva, porém isso só deve ser feito com orientação do gastroenterologista.
Ideias para incluir o queijo minas em seu cardápio
Opções variadas de saladas não faltam para quem está de dieta. "Que tal incrementá-las ainda mais? Você pode cortar pequenos cubinhos de queijo branco e jogar sobre uma salada de alface, rúcula o até mesmo na saladinha de tomate. Para a reunião com as amigas, cubinhos de queijo branco ao azeite e uma pitadinha de orégano se transformam em um delicioso petisco! Use sua criatividade!" conclui Marisa de Abreu.


Por Roberta Pimenta