Barros Levenhagen é eleito novo presidente do TST

Ministro Reis de Paula aposenta-se em fevereiro, aos 70 anos


Brasília - Por iniciativa do seu presidente, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, o Tribunal Superior do Trabalho antecipou a eleição da próxima direção, que deverá tomar posse em fevereiro do ano próximo, logo depois da aposentadoria compulsória de Reis de Paula, que chega aos 70 anos em 26/2/2014.
A eleição do futuro presidente, Antonio José Barros Levenhagen foi, foi realizada nesta quarta-feira (11/12). Foram eleitos, ainda, o ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, como vice-presidente, e João Batista Brito Pereira, como corregedor-geral da Justiça do Trabalho.
A posse dos novos dirigentes, para um mandato de dois anos, está condicionada à aposentadoria compulsória do atual presidente. Carlos Alberto assumiu em março deste ano.
O ministro Levenhagen é o atual vice-presidente do TST. Depois da eleição formal, ele fez referência ao grande volume de processos que chegam ao Tribunal. "Temos vivido um contínuo acréscimo de processos e precisamos ter alguma iniciativa para diminuir essa carga sobre-humana".
De acordo com o presidente eleito, "é preciso que a sociedade saiba o quanto se trabalha no Tribunal Superior do Trabalho", considerando o número de recursos que ingressa na Corte. "Precisamos ter condições de discutir teses sem prejuízo da saúde do magistrado, do seu convívio social e com disponibilidade para a elaboração de votos consistentes e de qualidade", afirmou.
Perfis
Mineiro de Baependi, Barros Levenhagen iniciou a carreira na magistratura trabalhista em São Paulo, em 1980. Nomeado por merecimento para o TRT de Campinas, em 1993, chegou ao TST seis anos depois. Foi também corregedor-geral da Justiça do Trabalho
Ives Gandra Martins Filho nasceu em São Paulo. É professor e mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Chegou ao TST em 1999, pelo quinto constitucional. Foi integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Atualmente é corregedor-geral da Justiça do Trabalho.
João Batista Brito Pereira, novo corregedor, nasceu em Sucupira do Norte (MA). Bacharel em Direito formado pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), e pós-graduado em Direito Público, ingressou no Ministério Público do Trabalho em maio de 1988. Foi subprocurador-geral do Trabalho, cargo que exerceu até sua posse no TST, em maio de 2000.
Jornal do Brasil