Oswaldo Alves Ramos & APAE Caxambu. Uma história que merece ser contada.

Natural de Campanha-MG, ele veio para Caxambu em 1969 a trabalho, por tempo determinado, mas para felicidade dessa terra, acabou ficando.


Oswaldo Alves Ramos é atualmente o presidente da APAE Caxambu, o que muito lhe honra e emociona, conforme você caro leitor vai ficar sabendo ao ler esta entrevista gentilmente concedida por ele para o Jornal I9 Minas.
É com grande satisfação que apresentamos hoje esta pessoa de importante e significativa missão, para a cidade, e para os assistidos da APAE Caxambu.

Como começou sua história em Caxambu.

Possuidor de uma memória invejável, Oswaldo nos conta que veio de família humilde, 8 irmãos e pai ferroviário. Na época havia muita dificuldade para estudar em sua cidade natal, então mudou-se para Cambuquira, onde concluiu o ensino primário. “Como alcancei um bom aproveitamento, ganhei uma bolsa de estudos na Escola Agrícola de Veterinária, parando somente na especialização. Depois fiz vários cursos até que ingressei na CEMIG, antiga Cia Sul Mineira de Eletricidade (encampada pela CEMIG). explica.
Na CEMIG trabalhou em diversas regiões, Lambari, Campanha, Jesuânia, Três Corações, Olímpio Noronha e Cambuquira. Em 1966, a empresa começou a padronização em Caxambu. Contudo, haviam muitos problemas de ordem administrativa e ele foi designado para resolvê-los. “ Naquela ocasião a  prefeitura era responsável pela energia, quando a CEMIG assumiu encontrou contas sem pagar e uma certa resistência dos consumidores acostumados a uma realidade diferente. Mas era preciso organizar, para progredir. Foi difícil, mas após dois meses de muito trabalho consegui o entendimento entre CEMIG e consumidores”. expõe. 
Trabalho finalizado Oswaldo entrou em contato com a chefia em Belo Horizonte a fim de retornar a Cambuquira.“ No dia seguinte vieram e informaram que eu deveria ficar e assumir a chefia administrativa da região (Caxambu, Conceição do Rio Verde, Baependi e Cruzília), relutei, mas acabei aceitando.” conclui.
Depois de devidamente estabelecido com a família em Caxambu, recebeu também a incumbência de administrar, além da região já de sua responsabilidade, o escritório técnico/elétrico que abrangia as cidades de Aiuruoca, Alagoa, Seritinga e Serranos.  “ Era uma época de desenvolvimento, tinhamos que atender cerca de 70.000 consumidores. Instalamos todos os postes sem onerar a prefeitura. Fizemos o padrão nos lugares mais distantes como Monjolinho e Vila Santo Antônio. Até no cemitério colocamos luz. Tenho um amor muito grande por Caxambu, tudo o que pude fazer, foi feito. Se amanhã morrer, morro tranquilo.” revela com emoção.

Como a APAE entrou em sua vida.

Em 1971, após insistência de amigos tornou-se membro da Maçonaria, que foi a responsável pela fundação da entidade. A APAE Caxambu nasceu da indignação de um membro da Maçonaria, na época também vereador, João Francisco Dias. Com a constatação que os portadores de necessidades especiais da cidade eram atendidos no município vizinho, Baependi, ele levou o questionamento ao prefeito daquela gestão, o qual aceitou suas sugestões. A Maçonaria assumiu a responsabilidade de fundar e administrar a APAE Caxambu, no prédio desativado onde funcionou o Grupo Escolar Elis de Andrade. Elegendo como primeiro presidente Francisco Assis Chagas. Oswaldo, participou de todo o processo, ocupando diversos cargos. 
Após sua aposentadoria, foi convidado para trabalhar no Parque das Águas, onde ficou por três anos. Até que em 2002 assumiu a presidência da APAE. “ Naquela época o Dr. Oseias de Lima Brochado era o presidente da APAE, mas segundo o estatuto não poderia ser reeleito, pois já havia exercido 2 mandatos consecutivos. A Srª Deise Marques Leite ia todos os dias ao Parque das Águas pedir para que eu me candidatasse. Resolvi atender o pedido mas sem intenção de ficar. Tudo aconteceu de forma que não pude recuar. Eleição, seguida de posse imediata, e aqui estou até hoje,” conclui

Há 14 anos Oswaldo está a frente da APAE desenvolvendo um trabalho extraordinário. O prédio antigo quase em ruínas, um espaço reduzido, foi transformado em uma estrutura espaçosa e moderna, com total acessibilidade. Áreas bem aproveitadas, dentro de um projeto rico em detalhes, que preza inclusive questões como a sustentabilidade. Todos os esforços são dirigidos para qualidade do atendimento, numa visão ampla de desenvolvimento constante. Em cada canto da instituição observamos o cuidado, o capricho e o planejamento.

A APAE conta com profissionais competentes, dentro de uma estrutura completa, totalmente aparelhada.

 Assistente Social, Fonoaudiologa, Dentista, 2 Fisioterapeutas, Terapeuta Ocupacional, Nutricionista, Psicologa, Pediatra, Psiquiatra, Pedagoga e 13 professores.
Sala de Método Teach - Comunicação alternativa para crianças autistas e/ou que não falam;
Sala de Estimulação Precoce- De 0 a 3 anos;
Centro Tecnológico - Com 15 computadores;
Oficinas Terapêuticas - Pintura em tecido-molde vazado, tapeçaria, decoupage, bordado, artesanato em geral;
Consultórios médico e dentário, totalmente equipados;
Marcenaria - Os móveis são fabricados na própria instituição;
Cozinha Experimental - Turma da manhã responsável pela fabricação do tempero, turma da tarde responsável pelo lanche (equipamentos industriais);
Demais instalações como refeitório de funcionários, salas para todos os profissionais, diversos banheiros, tudo rigorosamente organizado, moderno, dentro dos padrões de higiene, segurança e funcionalidade. Portas de fugas em todos os espaços, rampa e corrimão em toda a estrutura do prédio.

Atualmente 163 pessoas são assistidas pela APAE de Caxambu. 
Através da Empresa Amiga da APAE de Caxambu em parceria com outras empresas, sete alunos estão inseridos no mercado de trabalho. Dois trabalham no Hospital São Camilo e cinco no Supermercado Eldorado. Todos recebem acompanhamento psicológico da Drª Adriana Brochado. 

Projetos em desenvolvimento.

Oficina Terapéutica Agrícola - agricultura em caixote; 
Espaço Saúde- Mini academia;
Sala Multissensorial - Trabalho terapéutico com luzes ( metodologia de ultima generação, será a primeira a ser implantada na região);
Elevador como mais uma saída de emergência- projeto pronto, espaço adaptado;
Aquisição de dois veículos - um menor para suporte e um maior com adaptação de elevador para transporte de alunos; 
Aquisição do terreno ao lado do prédio, com o objetivo de montar o redondel para o trabalho de Ecoterapia, e na parte superior a construçao da Casa Lar que abrigará alunos acima de 18 anos, sem vínculo familiar.

A APAE de Caxambu se mantêm por meio de contribuições de associados, convênios e parcerias (SUS, repasse da educação, assistência Social, SEDESE através da prefeitura, políticos amigos, Poder Judiciário, Governo Estadual e Federal, além de  comerciantes, hoteleiros e a comunidade em geral).


COMO VOCÊ PODE COLABORAR

Faça parte da equipe como voluntário fixo ou esporádico- Seja um voluntário e colabore para um mundo com mais justiça e paz.
Existe uma sala de corte e costura montada com máquinas e acessórios aguardando uma voluntária;

Faça doações  
Banco do Brasil 001 - Agência 1763 - Conta 75100-6
Caixa Econômica 104- Agência 0109 - Operação 03 - Conta 500371-4
Santander Santander 033 - Agência 3094 - Conta 00355-5
Beneficiário Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caxambu

Adquira os produtos confeccionados pelos alunos da APAE na Casa do Artesão, Rua Camilo Soares, Centro, Caxambu ou na própria APAE. LIndas peças com qualidade e carinho;

Torne-se associado ( informações na APAE).

Não poderíamos deixar de mencionar que observamos em todos os funcionários e voluntários, satisfação, alegria e muita boa vontade no desempenho de suas funções. 
O calor humano dos amigos especiais, emociona, encanta. Realmente eles são ESPECIAIS.
Agradecemos em particular a disponibilidade e o carinho com que fomos recebidos e acompanhados na visita pela diretora Ana Maria de Seixas Silva.

Parabéns ao presidente Oswaldo e a toda sua equipe. 
Contatos.
APAE CAXAMBU
Rua Joaquim dos Santos, 210- Trançador
(35) 3341-3340
apae@estancias.com.br

Por Roberta Pimenta