Novembro azul, um toque pela vida!

Assim como no mês de outubro realiza-se uma mobilização voltada para a prevenção do câncer de mama, novembro é o mês do homem se prevenir no combate ao câncer de próstata, que tem sido o segundo maior vilão quando o assunto diz respeito ao câncer no homem. Nos últimos 30 anos a mortalidade por esta patologia aumentou em 95 % só perdendo o ranque para o de pele. Reforçando mais, dia 17 de novembro foi o Dia Nacional do Combate ao Câncer de Próstata.
Estudos comprovam que uma rotina com hábitos saudáveis como: alimentação saudável (rica em cereais integrais, frutas, verduras, legumes, grãos e menos gordura de origem animal), 30 minutos de exercícios físicos diários, diminuição do consumo de álcool e não fumar, ajudam na prevenção do câncer de próstata.
Os  exames de prevenção são o toque retal e antígeno prostático específico (PSA) e ultra-sonografia transretal (nos casos suspeitos). A idade inicial para realização dos exames é aos 45 anos, anualmente. Contudo, pessoas com caso de familiares (pai, irmão, avô) podem antecipar sua visita ao urologista a partir dos 40 anos.
Fique atendo ao seu corpo, normalmente os sinais se dão no momento de urinar: dores, sangramento, dificuldades para espelir a urina, e também problemas de ereção e  ejaculação, podem ser o prenúncio da doença.
Câncer de próstata tem cura em 90% dos casos, se detectado e tratado no inicio da doença. Há risco de disfunção erétil mas não em todos os homens. Por isso a importância da prevenção e desta campanha, que tem como o objetivo vencer os preconceitos criados em torno do homem quando o assunto é saúde, sobretudo quando envolve a próstata. Esta ação é baseada em informações.


Coluna Saúde e Bem-Estar por Camila Ferreira Diório