Galeria da Praça, uma nova opção cultural

Entrevista da artista plástica e divulgadora cultural Meg Pesch ao Jornal I9 Minas. 

Na turística Caxambu, bem em frente a Praça 16 de Setembro, encontramos um ambiente aconchegante, cheio de aromas e cores. A Galeria da Praça é um espaço particular, vivo e atuante de arte e cultura. Complexo cultural que envolve a Galeria de Arte, Cafeteria, Casa de Chá, Oficina de Arte e Sala Zen. Neste lugar em que se respira arte, fomos recebidos pela simpática proprietária, a artista plástica e divulgadora cultural, Meg Pesch, que nos contou um pouco de sua história e de como concebeu e deu vida a Galeria da Praça. 
Gaúcha de nascimento, passou a maior parte da vida em São Paulo, mudou-se para Caxambu há 6 anos. Segundo a artista, sua paixão pela arte nasceu com ela - “ Sempre desejei pintar, como em São Paulo não surgiu a oportunidade, optei pelo artesanato diferenciado, uma inspiração que me fez criar peças únicas, uma mistura de diversos elementos, naturais e sintéticos, como sementes, cristais tcheco, miçangas, entre outros. E todas as peças são nomeadas.” declara Meg
A vinda para Caxambu lhe proporcionou a realização de sua verdadeira aspiração, através de Pedro Leal iniciou a pintura em telas.
Em julho desse ano foi convidada para coordenar a exposição que aconteceu no Balneário do Parque das Águas, parte integrante do evento Caxambu Gourmet. O contato com os visitantes na exposição, trouxe a percepção e o desejo de oferecer novas opções culturais, estimular e incentivar artista que por uma série de razões abandonaram sua arte. Ao final do evento surgiu então a oportunidade “- Fui informada que havia vago esta loja, como sempre quis montar algo em Caxambu, mas não sabia “o que”, vi a possibilidade de tentar resgatar, trazer de volta à ativa artistas, assim como dar oportunidade a novos talentos, oferecendo um espaço a todos aqueles que desejavam, mas estavam impossibilitados de desenvolver a sua arte.” explica
Com essa perspectiva, além da exposição dos quadros, foi criada uma oficina de arte aberta, ou seja, as pessoas podem sentar-se as mesas da galeria, desenhar, bordar, pintar, enfim, o espaço está aberto a todos.
A artista ainda nos fala sobre a sua preocupação com a busca em proporcionar opções de cultura, principalmente o estímulo ao consumo da cultura regional, estabelecendo uma “rotina cultural” na cidade.-” Tento reunir artistas de todas as regiões, principalmente os do Sul de Minas. Busco a  promoção de várias atividades ligadas a arte e a cultura. E ainda sirvo um dos melhores cafés do mundo, doces árabes, salgados e tortas doces, fantásticas.” declarou com muita ênfase e bom humor
Foram momentos muito agradáveis e proveitosos. Vale a pena conferir o trabalho de excelente qualidade, peças realmente belíssimas. E você ainda poderá saborear os deliciosos quitutes, desfrutando de um boa “prosa”. 


A Galeria da Praça possui para venda inumeras telas, de diversos artistas - Suely Ferrari, Denilson Ribeiro, Marcio Francisco, Martha Sales, André Ribeiro, Luciana Marinho, Ruy Albuquerque, entre muitos outros.
São peças únicas e exclusivas, de estilos e técnicas diferentes, para todos os gostos.

Sábado (16/11), das 09h às 18h, acontecerá o lançamento do livro Bereshit, Segredos Profundos, do jovem escritor caxambuense,  Abrão S. Dias.

Por Roberta Pimenta