Denilson Ribeiro da Silva fala ao Jornal I9 Minas sobre o seu amor à arte.

Denilson Ribeiro da Silva  (foto Roberta Pimenta)
A arte é algo que nasce involuntariamente dentro de alguns, os artistas de alma, os autodidatas. Ela está na rua, nas paredes, no teatro e onde menos se espera. O artista é aquele que consegue expressar os sentimentos mais inconscientes. Trata-se de uma necessidade humana. Denilson Ribeiro da Silva, um mineiro, um artista plástico com muita disposição e inspiração.
Denilson é natural de Caxambu (MG) e desde criança se interessou por desenho e pintura, mas garante que nunca estudou artes. Ele se define com um autodidata. 
“ Durante toda a minha vida fui sensível à beleza das artes. Meu olhar para os objetos de arte sempre foi de admiração e deslumbre. Quando era militar tive a oportunidade de conhecer vários locais e em todos, sempre que podia, passava horas em museus e exposições.” conta.
O artista nos revela que até os 40 anos de idade só desenhava, mas já admirava pintores como Monet e Van Gogh, esse último, sua maior inspiração, o ponto de partida. Um dia comprou um livro de Van Gogh e começou a fazer desenhos, foi então que sua esposa o incentivou a tentar expressar-se através da pintura em telas. “ Comecei fazendo cópias, sem compromisso. Quando percebi que a qualidade do trabalho era boa e que já tinha um certo domínio da técnica, passei a criar meus próprios quadros”. explica.
Muitas pessoas começaram a ter acesso e admirar seus trabalhos. Logo, Denilson percebeu que seu mundo girava em torno da arte. Assim, decidiu investir na área. Dedicou-se à arte plástica e começou a pintar com Pedro Leal, na Galeria Pasárgada. Ocasião em que teve contato com outros artistas, vindo a conhecer Meg Pesch (artista plástica e divulgadora cultural), que o convidou para participar da Exposição do Caxambu Gourmet (Balneário do Parque das Águas).
Depois expôs na Mostra de Artes (Shopping Caxambu). A aceitação foi muito boa e ele não parou mais de pintar. 
Contudo, o artista ressalta que viver da arte no Brasil não é tarefa fácil. Por que a arte em nosso país não é valorizada como deveria ser. Além de boa parte do público não despertar interesse na compra de obras de artistas plásticos, o poder público parece ignorar as ações desenvolvidas por esta categoria. O artista faz por amor, mesmo com dificuldade.
Para ele é preciso mudar essa conduta. “Não apenas o poder público, e também os empresários e muitos da sociedade tem que entender que a arte é milenar e ninguém vive sem ela. É preciso haver um programa voltado para a arte, englobando todas as vertentes”, conclui.


As telas de Denilson Ribeiro da Silva podem ser admiradas e adquiridas na Galeria da Praça, em frente a Praça 16 de Setembro, Centro, Caxambu e na Galeria Pasárgada, no Calçadão, também no Centro de Caxambu.
Vale a pena conhecer a qualidade e a beleza dos trabalhos deste artista, que nos encanta com seus belíssimos quadros de cores fortes e vibrantes.



Por Roberta Pimenta