10 usos inusitados da água oxigenada

As utilidades desse produto tão versátil - além do tradicional uso farmacêutico - vão de clarear unhas amareladas a funcionar como enxaguante bucal
O peróxido de hidrogênio, popularmente conhecido como água oxigenada, é um composto químico amplamente utilizado em diversos tipos de situação. Aprender as utilidades desse produto tão versátil - além do tradicional uso farmacêutico - é dar mais um passo em direção à praticidade total no dia a dia. Para as seguintes dicas, deve-se usar a água oxigenada a 3% (10 volumes).
1 – Limpar a tábua de carne
Se você utiliza uma tábua de carne feita de madeira para cortar alimentos - não apenas carne, mas vegetais e outros tipos de alimentos também -, provavelmente tem dificuldade em eliminar completamente a sujeira que se acumula nos vincos deixados pelo corte da faca. A água oxigenada pode te ajudar a driblar o problema, desinfetando a superfície. Basta esfregar nela o produto diluído em um pouco de vinagre.
2 – Limpar a esponja de lavar louças
A esponja utilizada para lavar louça é um dos objetos domésticos que mais acumulam germes e bactérias. É difícil mantê-la higienizada devido a fatores como seu uso frequente e o tipo de material utilizado em sua fabricação. Também nesse caso, “lavar” a esponja com água oxigenada é uma boa opção. Para isso, misture uma parte de água oxigenada e uma parte de água morna em uma vasilha. Em seguida, deixe a esponja de molho por cerca de 15 minutos.
3 – Desinfetar vegetais
Como possui ação bactericida, a água oxigenada é capaz de desinfetar vegetais - frutas, verduras e legumes. Misturando água com algumas gotas do produto e colocando a combinação em um spray, você pode borrifar os vegetais e, dessa forma, se assegurar de que está consumindo alimentos mais saudáveis.
4 – Retirar manchas de vinho
O vinho é o tipo de líquido que, quando entornado sobre roupas, tapetes ou estofados, costuma deixar suas marcas para sempre. Retirar manchas de vinho é difícil, mas pode se tornar mais simples se você utilizar o peróxido de hidrogênio. Para isso, misture uma parte de água oxigenada e uma de detergente líquido. Espalhe delicadamente sobre a mancha e, em seguida, seque a área com uma toalha, lavando com água morna para finalizar. Pronto - é só esperar secar.
5 – Retirar manchas de sangue
Do mesmo modo que o vinho, o sangue também é inimigo de superfícies de tecido. Também com ele a água oxigenada é eficaz na remoção de manchas. A água oxigenada a 10% de concentração é ideal para a tarefa. Despeje-a diretamente sobre a mancha e deixe agir por cerca de cinco minutos. Em seguida, esfregue a peça com as mãos ou com a ajuda de uma escovinha macia. Por fim, enxágue em água fria. Pode ser que você precise repetir o processo para obter um resultado satisfatório.
6 – Clarear as unhas amareladas
O uso frequente de esmaltes, principalmente os escuros, pode acabar deixando as unhas com um aspecto amarelado. Para acabar com o problema, molhe um pedaço de algodão na água oxigenada e esfregue-o sobre as unhas manchadas. Com algumas aplicações o amarelado vai desaparecendo.
7 – Descolorir pelos
Assim como clareia as unhas, a água oxigenada também pode ajudar a clarear os pelos do corpo. Para tanto, você vai precisar de óleo de amêndoas - para hidratar - água oxigenada e pó descolorante - pode ser encontrado em farmácias e lojas de cosméticos. Prepare a pele com o óleo e, em seguida, misture 100 gramas de pó descolorante a 90ml de água oxigenada, besuntando a área desejada com a mistura. Aguarde dez minutos e retire com um esfoliante, lavando normalmente em seguida.
8 – Retirar manchas de suor
Para se livrar de manchas de suor nas roupas, basta misturar uma parte de sabão líquido e duas partes de água oxigenada. Espalhe a mistura sobre a área manchada e aguarde uma hora antes de retirar com água fria.
9 – Limpar o vaso sanitário
Devido à sua ação bactericida, a água oxigenada pode fazer maravilhas no quesito limpeza. Para usá-la no vaso sanitário, basta jogá-la dentro dele e esperar uma média de 30 minutos antes de esfregar normalmente.
10 – Limpar a geladeira
Aqui vale o mesmo princípio do vaso sanitário. A maneira de usar é simples: basta esfregar o produto por dentro da geladeira, quando for limpá-la. Retire em seguida com um pano seco. Isso vai manter as bactérias longe dos alimentos.


Dicas para Casa - Amelinha Jordão