Santa Rita do Sapucaí tem pelo menos 40 servidores afastados devido à Covid-19

 



Afastamento reflete no atendimento à comunidade, o que aumenta o tempo de espera da população.


Pelo menos 40 servidores da Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí (MG) foram afastados por testarem positivo para a Covid-19. Todos estão com sintomas leves e cumprindo o isolamento social.


No entanto, o afastamento reflete no atendimento à comunidade, o que aumenta o tempo de espera. No fim da semana passada, a prefeitura comunicou que alguns serviços passariam a ser feitos online e aproveitou para pedir que as pessoas continuem com as medidas de prevenção, para que o sistema de saúde não seja sobrecarregado.


"No Paço Municipal foram 19, porém na Secretaria de Saúde foram 13 profissionais atingidos, em outras secretarias a gente teve também notificações de casos positivos. Em média, até 40 profissionais afastados, que prejudica o trabalho tanto da saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Obras, que prestam serviço para a população", disse Veridiana Ferreira Lage, coordenadora de Vigilância em Saúde.

Há 15 dias, um decreto cujo prazo expira nesta terça-feira (25), foi publicado suspendendo os serviços na sede da prefeitura. Agora, a tendência é que um novo decreto seja publicado para informar a população de quando voltará o atendimento presencial.


"Prejudica porque foi praticamente um profissional por setor, então tanto setores como contabilidade, atendimento ao público, telefone, então isso prejudica que a população tenha acesso, porém foi intensificado com que outros profissionais fossem remanejados para que esse atendimento não fosse tão prejudicado e a população não ficasse sem esse atendimento no Paço Municipal", disse a coordenadora.


O decreto publicado pela prefeitura também suspendeu eventos temporariamente no município, além de limitar a capacidade de bares e restaurantes até 60% e o horário até meia-noite.


Segundo a coordenadora, a demanda de atendimentos de casos de síndromes gripais ou Covid-19 segue alta no município, com cerca de 150 atendimentos por dia. Pessoas com sintomas devem procurar o Centro de Atendimento às Síndromes Respiratórias que foi reaberto no município.

Fonte: G1 Sul de Minas