Asilo registra surto e 19 idosos testam positivo para a Covid-19 em São João Batista do Glória

 



Todos estavam vacinados com a dose de reforço e apenas um precisou ser hospitalizado.


Mais um asilo registrou surto de Covid-19 no Sul de Minas. Desta vez pelo menos 19 internos do Lar São Vicente de Paulo, em São João Batista do Glória (MG), testaram positivo para a doença. Apenas um segue internado no hospital da cidade. Quatro funcionários também testaram positivo e estão em isolamento domiciliar.


O alerta começou na última sexta-feira (21) quando dois idosos foram levados ao hospital com sintomas e testaram positivo para a doença. Na sequência, os responsáveis pelo asilo testaram os outros internos.


Depois que o surto foi registrado, uma série de medidas foi tomada para evitar a disseminação da doença. Nesta terça-feira (25), o prédio passou por uma desinfecção feita por uma empresa especializada.

Os idosos já foram vacinados com a dose de reforço, o que contribuiu para que os casos fossem apenas leves.

"Nós perdemos que a vacina contribuiu para que os pacientes não agravem, que os sintomas estão sendo sintomas mais leves, pacientes sendo acompanhados mais facilmente, a gente consegue fazer esse controle, todos os pacientes são acompanhados, tratados e a gente percebe que não está tendo o agravamento, não estamos tendo o número de internações que a gente teve no surto anterior, a gente não está tendo esse agravamento e o número de mortes que a gente teve anteriormente", disse a secretária de Saúde do município, Silvania Vilela.




Ainda conforme a secretária, médicos estão acompanhando os idosos dentro do lar para que eles não tenham que se dirigir a uma unidade de saúde.


"Os internos do lar estão sendo acompanhados pela nossa equipe da Secretaria de Saúde, estão sendo monitorados. A secretaria providenciou o atendimento médico na unidade para fazer a corrida de leito desses internos, para que a gente não precisasse transferi-los todos os dias para atendimento médico no hospital, então providenciamos médico para fazer o atendimento deles dentro do lar", disse a secretária.


As visitas, que já estavam suspensas no asilo, seguem proibidas por tempo indeterminado.


Doações


Grande parte da administração e manutenção do asilo de São João Batista do Glória é feita através de doações, que caíram drasticamente por causa da pandemia. Por isso, a importância das doações.


No caso do asilo de São João Batista do Glória, elas podem ser entregues na Rua Manaus, 50, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3524-1255.

Fonte: G1 Sul de Minas