Cabeça d'água assustou quem estava na Cachoeira das Esmeraldas, em Carrancas

 




O fenômeno aconteceu nesta terça-feira, dia 18, na Cachoeira das Esmeraldas, felizmente ninguém foi atingido


No verão a busca por lugares em meio à natureza para se refrescar e viver uma aventura aumenta consideravelmente. Entretanto também aumentam os riscos como as cabeças d'água. A cabeça d'água pode ser entendida como um fenômeno meteorológico causado pelo aumento rápido e repentino do nível da água ao longo de um curso d'água.

Carrancas, São Thomé das Letras e Luminárias são cidades muito procuradas por turistas o ano todo, porém, é nesta época de calor intenso e férias que o movimento aumenta muito nestas cidades, isso porque nelas a natureza mostra toda sua exuberância, cachoeiras, trilhas, poços com água cristalina e muita montanha.

Exatamente aí que mora o perigo, os cursos d'água nascem nestas montanhas e vem serpenteando entre elas, entre matas e formando quedas d'águas, com poços convidativos ao mergulho. Acontece que quando chove nas cabeceiras, onde ficam as nascentes destes cursos d'água o volume aumenta repentinamente e às vezes não dá tempo para bater em retirada.

Um exemplo de aumento do volume de água foi testemunhado por quem estava erça-feira em Carrancas, mais especificamente na Cachoeira das Esmeraldas. Bastaram dez minutos de chuva que o leito do rio aumentou cerca de quatro vezes mais, assustando quem estava se divertindo naquele lugar.

Fonte: Jornal de Lavras