Três Corações receberá recursos para investimentos em mobilidade urbana

Além de Três Corações, receberá recursos também a cidade de Mormaço, no Rio Grande do Sul.




Dois municípios brasileiros foram selecionados pelo programa Avançar Cidades, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Urbano (MDU) e vão receber R$ 5,61 milhões para investimentos em obras de mobilidade urbana. Os municípios são dos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O município mineiro que foi agraciado é Três Corações, no Sul de Minas, e o gaúcho é Mormaço.

Três Corações, com população estimada de 80 mil habitantes, vai contar com R$ 4,08 milhões. Já o município gaúcho, que tem cerca de 3,1 habitantes, vai receber 1,53 milhão. Os recursos serão utilizados em intervenções na pavimentação, calçadas, microdrenagem e sinalização de vias.

Com recursos provenientes do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o Avançar Cidades - Mobilidade Urbana está dividido em dois grupos, que variam conforme o porte do município: o primeiro grupo, composto por cidades com até 250 mil moradores; e o segundo, formado por centros urbanos com população superior a 250 mil.

Qualquer município brasileiro que estiver interessado em melhorar a circulação das pessoas nos ambientes urbanos pode solicitar o financiamento junto ao Governo Federal, que viabiliza o empréstimo para ações de mobilidade, voltadas à qualificação viária e ao transporte público coletivo, por exemplo. O cadastro é contínuo e está disponível no site do MDR.

Fonte: jornal de Lavras