Documentário retrata relação de moradores com a 'tradição das águas' em Caxambu, MG

 




'O Povo das Águas" conta experiências de moradores com a tradição das 'águas' com propriedades medicinais.



A água tem um papel especial na vida dos moradores de Caxambu (MG). Além de ser o principal atrativo em um dos pontos turísticos do município, também é vista como uma poderosa fonte de cura. O Parque das Águas reúne 12 fontes minerais com propriedades medicinais e promete tratamento para pele, intestino, fígado, pressão cardíaca e até para os olhos. A estância possui um dos maiores potenciais hidrominerais do planeta.
No local, os moradores fazem a coleta das água para consumo próprio, além de acreditarem que o uso contínuo e o hábito de a tomarem no local ajudam no tratamento de doenças. E é essa tradição passada de geração a geração que vai ser contada em um documentário que será lançado nesta quinta-feira (20) às 18h pelas redes sociais.

"Apesar de já conhecer a história da cidade, eu não sabia que era uma conexão tão profunda. A população realmente veste a camisa proteção das águas minerais que nós temos", conta Ricardo Melo, um dos criadores do documentário



'O Povo das Águas' vai trazer relatos de moradores que têm esses hábitos e experiências com as águas. No município, os moradores não têm sequer nem filtros de barro como nas casas mineiras. A população leva as garrafas, coleta diretamente no parque e guarda para o consumo. 'É um tesouro do povo", morador relata no teaser do documentário.

"O tempo que tínhamos para a gravação coincidiu com a época de chuva, o que dificultou o contato com algumas pessoas. Então fiz uma ação chamando os moradores pelas redes sociais. A população acolheu muito bem a ideia e recebi por volta de 350 pedidos de participação", contou Ricardo.



O documentário contou com a participação de 16 moradores. Por isso, a organização prepara um projeto maior para atender o restante da população interessada ainda em 2022, dentro deste mesmo tema.


A produção do documentário foi um projeto aprovado pela Aldir Blanc através da Secretaria de Turismo e Cultura de Caxambu. Os proponentes fazem uma inscrição e, após aprovado, o prazo para a produção do filme é de 15 dias.

Lei tornou coleta de água como patrimônio imaterial do município
Em 23 de fevereiro de 2021, o prefeito Diogo Curi (PSDB) assinou o decreto que homologou a aprovação do registro das coletas de água mineral no Parque das Águas de Caxambu como um bem cultural imaterial do município. De acordo com a prefeitura, esse seria o primeiro registro deste tipo no Brasil.


"Segundo pesquisadores, este hábito transcende a dimensão utilitarista da água e perpassa os sentidos e a compreensão de si mesmos, conferindo um lastro histórico e emocional com essas águas, capazes de curar, trazer bem-estar e vínculo com a própria ancestralidade", publicou a prefeitura.

Fonte: G1 sul de Minas