Carnaval 2022: centenas de cidades estão cancelando a festa




Várias cidades estão cancelando o carnaval 2022; prefeitos temem ser responsabilizados por nova onda da Covid

Centenas de cidades brasileiras estão cancelando a festa temendo uma recaída dos casos de Covid.

Foi anunciado que as cidades das regiões de Franca e Ribeirão Preto cancelaram a festa de Momo. Ubatuba, cidade litorânea e que tem muita fluência de turistas, também cancelou a festa há quatro dias.

Além delas, Taubaté, Jacareí, Potirendaba, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Rifaina, Luís Antônio, Guariba, Jaboticabal, Pradópolis, Dumont, Barrinha, Santa Ernestina, Pitangueiras, Guatapará, Taquaritinga, Monte Alto, Dobrada, Santa Rosa de Viterbo, Altinópolis, Cajuru, Cássia dos Coqueiros e Santa Cruz da Esperança, todas do interior de São Paulo, também anunciaram a suspensão do evento de rua em uma postagem nas redes sociais.

Os prefeitos das cidades paulistas temem uma nova onda da Covid e, se isso acontecer, eles não querem ser responsabilizados, em ano eleitoral isso seria um desastre e o fim de muitas carreiras políticas.



Três cidades do Sul de Minas também anunciaram o cancelamento de festa de réveillon e carnaval devido a pandemia de Covid-19. Os prefeitos temem serem responsabilizados com um possível novo surto, como está acontecendo na Europa, que após ter relaxado com a redução dos casos viu agora uma nova explosão da doença.

As três cidades que divulgaram notas oficiais informando sobre a decisão de cancelamento, são: Cambuí, Gonçalves e Paraisópolis.

Em Paraisópolis a prefeitura informou que cancelou o réveillon, as festividades de aniversário da cidade e o carnaval de 2022. Segundo a nota oficial da prefeitura da cidade, a decisão foi tomada depois de conversas estabelecidas com prefeitos de cidades vizinhas, em razão da grande quantidade e circulação de pessoas nessas datas e, consequentemente, a dificuldade de manutenção das ações sanitárias necessárias para evitar a Covid-19. "Entendemos que o momento é de cuidado e cautela. Ainda é necessário zelar pela saúde dos nossos munícipes. Esperamos que, muito em breve, possamos voltar a realizar as comemorações que tanto alegrem a nossa população", diz a nota da prefeitura.

Em Cambuí, o executivo divulgou nota segunda-feira, dia 22, informando que a cidade não realizará o carnaval de 2022, a antecipação da divulgação da decisão foi para que os cidadãos daquela cidade se organizem. "Priorizando a saúde da população, visto que a pandemia do coronavírus ainda não acabou e levando em consideração as grandes aglomerações que se formam nesta data, ficam suspensas as festividades do carnaval em 2022", diz a nota divulgada pela prefeitura.

Em Gonçalves também não foi diferente, a prefeitura informou que não promoverá as comemorações de réveillon e carnaval 2022 por conta da pandemia. A nota da prefeitura de Gonçalves também cita que a decisão foi tomada em conjunto com outros municípios da região e que irá evitar grandes fluxos e aglomerações que poderiam causar uma nova onda de contaminação da doença.

E você, é contra ou a favor da realização do carnaval no próximo ano? Dê sua opinião nos comentários.




Com informações Jornal de Lavras