Covid-19: Prefeitura de Varginha anuncia vacinação para profissionais da educação

 



A afirmação foi feita em um vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura, após nova recomendação do Ministério da Saúde.

O Prefeito de Varginha, Vérdi Lucio Melo (Avante) anunciou nesta sexta-feira (28) que a vacinação contra a Covid-19 para profissionais da educação será adiantada no município. A afirmação foi feita em um vídeo publicado nas redes sociais do prefeito.

Segundo o prefeito, os professores e profissionais da educação serão vacinados a partir da chegada do próximo lote de vacinas contra a Covid-19. Este lote está previsto para chegar ao Sul de Minas na próxima semana.

Nesta sexta-feira (28), o Ministério da Saúde antecipou e definiu, em nota técnica, a ordem de prioridade para vacinação de trabalhadores da educação e também autorizou a vacinação de pessoas fora dos grupos prioritários, com idades entre 18 e 59 anos, após esta etapa. Veja como fica a ordem geral da vacinação.

Conforme o documento, professores de creches e pré-escolas deverão ser os primeiros da fila, e os da educação superior, os últimos. Segundo a assessoria do ministério, serão incluídos todos os profissionais que trabalham na Educação, não somente professores – como os da faxina, portaria e manutenção.

Também nesta sexta, o governo de Minas orientou os municípios que já vacinaram as pessoas com comorbidades – e que ainda possuem doses direcionas a este público sobrando em estoque – que avancem na imunização de outros grupos prioritários.

A ideia é que as prefeituras comecem a vacinar o quanto antes os professores e trabalhadores da educação, trabalhadores portuários e de aeroportos, população em situação de rua, entre outros, seguindo a ordem e os critérios do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Entre as cinco maiores cidades do Sul de Minas, apenas Varginha anunciou a vacinação dos professores e profissionais da educação. As Prefeituras de Poços de Caldas, Passos, Pouso Alegre e Lavras disseram que aguardam a chegada da nova remessa de vacinas para informarem qual público será imunizado.

Fonte: G1 Sul de Minas