Inmet emite alerta de risco de morte por calor em 34 cidades em Minas Gerais

Cidades vêm sendo impactadas pela forte onda de calor desde o final de setembro; temperaturas elevadas podem gerar casos de hipertermia.




A onda de calor que atinge Minas Gerais pode trazer efeitos ainda mais devastadores. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu alerta de risco de morte devido à hipertermia para 34 cidades do Estado, todas no Triângulo, que vêm sendo impactadas há mais de 10 dias por temperaturas contínuas acima dos 40º C.

Segundo a metereologista do Inmet Anete Fernandes, o alerta foi emitido em decorrência da região estar sendo impactada desde o final de setembro com temperaturas até 5º C acima da média histórica.

Ela explica que o alerta persiste até o próximo dia 9, sexta-feira, quando a tendência é de leve queda na onda de calor, até a chegada do período chuvoso, que deverá abrandar de vez a temperatura. Até lá, é possível que várias cidades registrem temperaturas acima dos 40º C.

O quadro de hipertermia se dá quando a temperatura corporal sobe além dos 40º C, o que pode comprometer ou até mesmo levar à falência de órgãos.

Belo Horizonte deverá ter novo recorde de temperatura.

Vale lembrar que para esta quarta-feira (7), é esperado que Belo Horizonte supere o recorde de calor registrado em sua história, de 37,8ºC, no último sábado (3).


Confira as cidades listadas no alerta:


Água Comprida


Araguari


Araporã


Cachoeira Dourada


Campina Verde


Campo Florido


Canápolis


Capinópolis


Carneirinho


Centralina


Comendador Gomes


Conceição Das Alagoas


Conquista


Delta


Fronteira


Frutal


Gurinhatã


Ipiaçu


Itapagipe


Ituiutaba


Iturama


Limeira Do Oeste


Monte Alegre De Minas


Nova Ponte


Pirajuba


Planura


Prata


Santa Vitória


São Francisco De Sales


Tupaciguara


Uberaba


Uberlândia


União De Minas


Veríssimo


Fonte: O TEMPO