Com mais um recorde diário, Sul de Minas passa dos 9 mil casos de Covid-19, aponta Estado

Mais 14 mortes e outros 381 novos casos da doença foram confirmados nesta quinta-feira (30).




O Sul de Minas bateu novo recorde de registros de casos de Covid-19 em boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta quinta-feira (30). Foram mais 14 mortes e outros 381 novos casos da doença confirmados pelo Estado. É o maior número desde o início da pandemia.

O destaque negativo é para Alfenas, que em 24 horas, teve quatro mortes e outros 90 casos da doença confirmados pelo Estado. Com os registros, Alfenas passa a ser a cidade com o maior número de mortes pela doença na região: 20.

Com os novos casos confirmados, o Sul de Minas passa a ter 9.226 casos confirmados da doença, com 240 mortes.

Estes dados são referentes ao balanço publicado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e podem apresentar divergências com os já divulgados por prefeituras, devido a períodos diferentes de fechamento. O G1 Sul de Minas informa diariamente por volta de 11h os dados do Estado e ao final do dia, novos casos divulgados em boletins municipais.


As novas mortes confirmadas pela SES-MG ocorreram em:

3ª de Pratápolis: Vítima é um homem de 76 anos, que já tinha comorbidades e morreu dia 27
5ª de Itajubá: Vítima é mulher de 84 anos, que já tinha comorbidades e morreu dia 25
1ª de Brazópolis: Vítima é homem de 87 anos, que não tinha comorbidades e morreu dia 25
7ª e 8ª de Borda da Mata: Vítimas são dois homens, de 80 e 78 anos, que já tinham comorbidades e morreram nos dias 20 e 21.
2ª de Careaçu: Vítima é mulher de 75 anos, que já tinha comorbidades e morreu dia 27
1ª de Baependi: Vítima é homem de 93 anos, que já tinha comorbidades e morreu dia 25
3ª e 4ª de Três Pontas: Vítimas são duas mulheres, de 48 e 73 anos. Não foi informado se a primeira vítima tinha comorbidades. Já a segunda tinha. As duas vítimas morreram nos dias 28 e 29.
17ª, 18ª, 19ª e 20ª de Alfenas: Vítimas são uma mulher de 91 anos e outros três homens, de 86, 74 e 45 anos. Todos tinham comorbidades. Eles morreram entre os dias 27 e 29.
1ª de Muzambinho: Vítima é uma mulher de 85 anos, que tinha comorbidades e morreu dia 27


Além disso, foram registrados novos casos em 60 cidades:

+90 Alfenas
+43 Pouso Alegre
+26 Guaxupé
+22 Passos
+21 Itajubá
+11 Varginha
+10 Brazópolis
+9 Senador Amaral e Três Corações
+7 Congonhal, Itaú de Minas e Poços de Caldas
+6 Campanha, Passa Quatro, Piranguinho, São Lourenço e São Sebastião do Paraíso
+5 Andradas, Campo Belo e Careaçu
+4 Itapeva, Lambari e Toledo
+3 Alpinópolis, Boa Esperança, Cana Verde, Itanhandu, Muzambinho e São João Batista do Glória
+2 Caldas, Campo do Meio, Cruzília, Inconfidentes, Ipuiúna, Natércia, Nepomuceno, Nova Resende, Ouro Fino, Paraisópolis, Ribeirão Vermelho, Santa Rita de Caldas e Três Pontas
+1 Arceburgo, Carmo de Minas, Cássia, Cristina, Heliodora, Jacutinga, Jesuânia, Juruaia, Monsenhor Paulo, Monte Sião, Munhoz, Nazareno, Paraguaçu, Perdões, Santa Rita do Sapucaí, Senador José Bento, Silvianópolis e Wenceslau Braz


Com os novos registros, segundo a SES-MG, Pouso Alegre lidera a lista de casos na região, com 907, sendo 15 mortes. Extrema tem 826 casos, com oito mortes. Poços de Caldas aparece com 410 casos, sendo 11 mortes e Itajubá tem 396 casos, com cinco mortes.

Ao todo, Minas Gerais tem 123.415 casos confirmados de coronavírus, sendo 2.692 mortes por Covid-19. Conforme a secretaria, 93.768 pessoas já estão recuperadas da doença.

Divergência de números

Os número de casos suspeitos e confirmados divulgados pela SES-MG têm sido diferentes dos que estão sendo anunciados diariamente em boletins de prefeituras.

Sobre isso, a secretaria informou que assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, é realizada uma triagem com este paciente de acordo com dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de interação ou isolamento domiciliar. O profissional de saúde entra em contato com o CIEVS-Minas ou Unidade Regional de Saúde para discussão do caso.

Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado.

O COES Coronavírus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao município e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho, que é realizado até as 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.

Dessa forma, é necessário percorrer todo este fluxo de notificação para que os casos sejam incluídos no boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG e, por esta razão, divergências pontuais entre os municípios e os casos já computados pela SES-MG, podem ocorrer, tanto em relação a casos suspeitos quanto a casos confirmados.


Fonte: G1 Sul de Minas