4 paradisíacas cachoeiras de Baependi



Baependi fica a 400 km de Belo Horizonte e é mais conhecida como a cidade de Nhá Chica, cujo santuário, fica nessa simpática cidade do Sul de Minas. Diariamente Baependi é procurada por turistas e romeiros de todos os cantos do Brasil que vem à cidade para visitar e rezar no Santuário de Nhá Chica. Quando os turistas chegam à Baependi, descobrem que além de paz elevação espiritual, o município é rico em belezas naturais.

Emoldurada pela Serra da Mantiqueira, Baependi faz parte do Circuito das Águas em Minas Gerais e também da Estrada Real. Suas belezas e paisagens preservadas fascinam e suas mais de 50 cachoeiras, encantam os visitantes. Para chegar a essas cachoeiras, são trilhas, caminhos e paisagens paradisíacas, em especial a paisagem do Parque Estadual da Serra do Papagaio, onde uma grande área dessa unidade está em Baependi.
A cachoeira que mais chama a atenção em Baependi é a do Cavalo Baio (na foto acima de Jerez Costa). Fica na Serra da Canjica, na área do Parque Estadual da Serra do Papagaio. Com seus 215 metros de queda, é uma das maiores de Minas. O interessante nessa cachoeira é que nascente que formam suas quedas, nasce a mais de 2.200 metros de altitude. O acesso não é fácil, mas a vista da cachoeira é impressionante.
Uma outra cachoeira muito famosa é a de Itaúna. Fica a 20 km do centro da cidade. É formada por pequenas quedas d´água, que formam poços rasos, que formam piscinas naturais, convidativas para um banho refrescante ou mesmo ficar curtindo as águas nos degraus das pedras.
Uma outra cachoeira muito famosa é do Juju (na foto acima de Jerez Costa), nas encostas da Serra do Careta, na área do Parque Estadual da Serra do Papagaio. São 130 metros de queda e a paisagem em seu redor é espetacular. O acesso é difícil e fica um pouco distante da cidade, cerca de 34 km. Por isso é recomendado ir acompanhado de guia.
Essas são apenas as mais famosas, são dezenas de cachoeiras, serras, paisagens espetaculares. Baependi, além da fé, da elevação espiritual é um lugar ideal para convívio pleno com a natureza.
Por Arnaldo Silva
Conheça Minas