Mãe luta para conseguir cirurgia de emergência para o filho em Três Corações, MG

Justiça concedeu liminar para cirurgia ser realizada em Ribeirão Preto (SP), mas médicos não realizaram o procedimento.



Uma moradora de Três Corações (MG) luta para conseguir uma cirurgia de vista para o filho pequeno. O procedimento é considerado de emergência e deveria ser realizado em Ribeirão Preto (SP), após uma liminar da Justiça, mas ainda não saiu do papel.

A cirurgia deveria ser realizada fora da cidade, uma vez que a crise financeira que afetou a prefeitura comprometeu serviços de saúde e causou a falta de médicos especialistas, como oftalmologistas.

No entanto, quando chegou ao município, veio a surpresa. "Eles falaram que não iam fazer porque não houve pagamento da prefeitura", diz.

Falta de recursos

Sem dinheiro em caixa para manter os serviços, a prefeitura decretou estado de emergência no mês de outubro e demitiu cerca de 500 funcionários como medida para tentar reduzir gastos. Na época, o prefeito afirmou que serviços essenciais não seriam prejudicados.

Assim como ela, outros moradores que dependem da saúde pública têm procurado a Câmara Municipal para registrar reclamações. De acordo com o vereador Eder Augusto Costa (Rede), requerimentos sobre os casos já foram solicitados ao Executivo.

“Todos os vereadores estão recebendo queixas. Tem operações seríssimas que foram marcadas anteriormente e a população não está conseguindo fazer. E várias outras coisas, exames na própria cidade, nos postos de saúde estão faltando coisas. A situação era boa, e agora está pior ainda”, lamenta.
À EPTV Sul de Minas, afiliada da Rede Globo, a secretaria de Saúde de Três Corações informou que o problema de consultas com médicos especialistas deve ser resolvido até dezembro e que não tem tido condições de realizar o transporte de pacientes para outras cidades devido à falta de repasses do Governo Estadual. A secretaria não informou, no entanto, porque a cirurgia do filho de Késsia não pode ser realizada.
Fonte: G1 Sul de Minas