Durante o feriado prolongado a Polícia Militar está presente nos municípios mineiros, atuando para garantir a segurança da população e combater a criminalidade.
A Operação Minas em Segurança é realizada durante os feriados prolongados, período em que geralmente há aumento de circulação de pessoas e veículos nas vias, do consumo de bebidas alcoólicas e potencializam-se as probabilidades da incidência de delitos e de mortes por acidentes de trânsito. O objetivo é proporcionar mais segurança à população.
Todo o efetivo da Unidade foi empenhado para a intensificação das atividades preventivas e policiamento ostensivo nos 10 municípios da área de responsabilidade do 24º BPM, entre as quais estão Boa Esperança, Carmo da Cachoeira, Coqueiral, Elói Mendes, Guapé, Ilicínea, Monsenhor Paulo, Santana da Vargem, Três Pontas e Varginha. Haverá fiscalização de trânsito urbano, através de blitzen, abordagens de pessoas e veículos suspeitos, intervenções como batidas policiais, operação presença nos corredores estratégicos e em áreas críticas, entre outras atividades.
A PM alerta as pessoas para que aproveitem o final feriado prolongado com responsabilidade, e também para que estejam atentas às recomendações da Polícia Militar, para um retorno com segurança.
- Programe a sua viajem com o tempo tranquilo e seguro de seu destino;
- Ao sair de casa, tranque as portas, janelas e portões;
- Certifique-se de estar com os documentos de porte obrigatório e verifique seu veículo antes de conduzi-lo;
- Os passageiros e o motorista sempre devem usar o cinto de segurança;
- Em percurso longo, realize paradas de 15 a 30 minutos a cada quatro horas;
- Bebidas alcoólicas e uso de celular ao volante são sinônimos de tragédias.
- Estacione em locais iluminados e movimentados;
- Mantenha os vidros fechados, portas travadas e alarme acionado;
- Não dê carona a desconhecidos;
- Não deixe objetos de valor visíveis em seu interior.
Se for andar por ruas e locais com muito movimento, você estará mais seguro se:
- Evitar carregar grandes quantias de dinheiro em bolsas e carteiras;
- Apenas retirar dinheiro nos caixas eletrônicos quando se sentir seguro;
- Além disso, bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto ao corpo e do lado de dentro da calçada.
A PM pede ainda ao cidadão que fique atento, realize uma vigilância solidária e denuncie pessoas em atitudes suspeitas ou que estejam cometendo crimes, por meio do telefone 190 ou de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.
Assessoria de Comunicação Organizacional - 24º BPM


