Horário de verão começa neste domingo, 15 de outubro

Moradores de 10 estados e DF deverão adiantar relógio em 1 hora



O horário de verão de 2017 começa na primeira hora deste domingo (15). À meia-noite de sábado, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora.

O novo horário é válido apenas para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), ele se estende até o dia 18 de fevereiro do próximo ano.

Com os relógios adiantados em parte do país, a diferença de fuso horário no Brasil chega a ter três horas de diferença em relação a Brasília, como o Oeste do Amazonas e o Acre. Já o Leste do Amazonas e nos estados de Roraima e Rondônia, a diferença em relação a Brasília é de duas horas. O estado do Amazonas é o único que terá duas horas de diferença entre uma região e outra.


O horário de verão foi instituído com o objetivo economizar energia no país em função do maior aproveitamento do período de luz solar.

A medida foi utilizada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, sem regularidade. Em 2008, ganhou caráter permanente e passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.