Instalação de redutores de velocidade em rodovia de Baependi causa acidentes e revolta de moradores




Dois redutores de velocidade colocados próximo ao Morro Mariano, na rodovia AMG 1045, em Baependi, MG, têm sido motivo de várias reclamações por parte dos motoristas.
De acordo com informações pessoais e nas redes sociais, moradores relatam que a intervenção tem causado danos aos veículos e acidentes. Segundo comentário na página oficial da Prefeitura de Baependi, um motociclista atendido no pronto socorro da cidade, sofreu traumatismo craniano grave após queda de moto neste local. Outros motociclistas contam que também sofreram acidentes no mesmo local, mas felizmente com danos de menor gravidade.

Em nota divulgada em sua página oficial a Prefeitura de Baependi informa não ser a responsável pelo procedimento e esclarece sobre as medidas adotadas para tentar solucionar o problema. "A Prefeitura de Baependi esclarece que não solicitou e sequer foi comunicada da instalação dos redutores próximo ao Morro Mariano. A rodovia AMG 1045, por se tratar de rodovia estadual, é de responsabilidade exclusiva do DEER-MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais).
No entanto, com o intuito de evitar novos acidentes ocasionados pela falta de sinalização nos redutores, o Departamento Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural já está realizando a pintura dos mesmos."

Conforme pode ser visto nas fotos a Prefeitura de Baependi realmente realizou o procedimento.






O que dizem os especialistas.

Quebra-molas, lombadas eletrônicas e travessias elevadas são as intervenções de engenharia mais comuns para reduzir a velocidade e prevenir acidentes de trânsito. Mas a solução pode se tornar um problema se alguns critérios na escolha do dispositivo não forem considerados.

A má aplicação desses redutores de velocidade, de acordo com o especialista em gestão de trânsito e mobilidade urbana da Perkons, Luiz Gustavo Campos, pode levar ao aumento do número de acidentes e prejudicar a fluidez do tráfego, além dos impactos específicos que cada medida gera em termos de conforto aos passageiros, contaminação do ar e desgaste do veículo.


Questões legais


As ondulações transversais, popularmente conhecida por lombada física ou quebra-molas, são proibidas, conforme artigo 94 do Código, salvo nas situações especiais previstas na resolução 39/1998. Sendo assim, a legislação proíbe sua instalação. “A implantação deve ser sempre excepcional, com autorização da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via, podendo ser colocada após estudo de outras alternativas de engenharia de tráfego, quando estas possibilidades se mostrarem ineficazes para a redução de velocidade de acidentes”, esclarece o especialista em direito de trânsito e comentarista do site CTB Digital, Julyver Modesto de Araujo.