Grrrrr, que frio!!! 17 cidades de intenso frio em Minas.



Minas Gerais tem frio, e como tem! Nosso Estado é muito grande e algumas cidades se destacam pelo intenso frio, muitas vezes, abaixo de zero grau. São centenas de cidades que podemos dizer "congela até os ossos" no inverno. Como por exemplo citamos Diamantina, Poços de Caldas, Ouro Preto, Delfim Moreira, Bom Jardim de Minas, Itajubá, Conceição dos Ouros, Serro, Barbacena, Tiradentes, Mariana, Sapucai-Mirim, Carvalhos, Alto Caparaó, etc. Itamonte, no Sul do Estado, que em 1985 até nevou e outras tantas cidades. Não tem como postar todas, seria um post enorme e cansativo, por isso listamos apenas 17 charmosas, tranquilas e geladas cidades mineiras.




1 - Maria da Fé

É sem dúvida a cidade mais fria de Minas Gerais. O inverno é rigoroso e constantemente as temperaturas ficam abaixo de zero nos meses de junho e julho.

Sua população estimada em julho de 2016 era de 14 502 habitantes. A sede do município está a 1 258 metros de altitude.O município está localizado em plena Serra da Mantiqueira bem próximo à estância paulista de Campos do Jordão e às mineiras do chamado Circuito das Águas.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), desde 1976 a menor temperatura registrada em Maria da Fé foi de -8,4 °C em 21 de julho de 1981, e a maior atingiu 34,4 °C em 19 de janeiro de 2015. O maior acumulado de precipitação em 24 horas foi de 173 mm (milímetros) em 3 de janeiro de 2000. Outros grandes acumulados foram 125 mm em 14 de outubro de 1995, 103,4 mm em 26 de novembro de 2006 e 100,2 mm em 25 de fevereiro de 1995. O índice mais baixo de umidade relativa do ar atingiu apenas 15%, na tarde de 20 de agosto de 2005.



2 - Marmelópolis

No inverno a verde paisagem da terra do marmelo dá lugar ao branco das geadas. Frio intenso, abaixo de zero grau no ápice do inverno fazem da cidade uma das mais frias do Estado. Marmelópolis lembra muito as pequenas vilas Portuguesas no inverno. Segundo o Censo IBGE/2016, a população é de 2.918 habitantes, com densidade demográfica de 27,51 hab/km². Quem nasce nesta cidade é marmelopolense.




3 - Alagoa

Alagoa fica no Sul de Minas e é uma típica cidade mineira, pequena, pacata ,tranquila e linda. Além, claro, de fria demais. A temperatura média no inverno fica entre 0ºC a 10ºC, sendo registrados temperaturas abaixo de 0ºC. Quem gosta de frio, de maio a início de julho, pode ir para Alagoa, lá é seu lugar.
De acordo com a estimativa do IBGE, sua população em julho de 2016 era de 2 756 habitantes.
Alagoa é conhecido pelo queijo parmesão produzido pela população que vive na Zona Rural, sendo considerada a "Terra do Queijo Parmesão". O clima e topografia são determinantes no diferencial do sabor dos queijos alagoenses.




4 - Gonçalves

Sua população em 2016 era de 4.401 habitantes, segundo o IBGE. Gonçalves é atualmente um dos pólos turísticos em forte desenvolvimento na Serra da Mantiqueira, fazendo parte do circuito turístico Serras Verdes do Sul de Minas.É linda, aconchegante, tranquila e oferece uma ótima qualidade de vida a seus moradores. E claro, no inverno é fria mesmo. Quem passar inverno lá, irá se deleitar com geadas e frio próximos ao 0º C e as vezes bem abaixo de zero.





5 - Virginia
A origem do nome de Virgínia é pela devoção à Virgem Nossa Senhora da Conceição. Virginia é uma singela, pacata, tranquila e aconchegante cidade do Sul de Minas.Com vocação agrária, a cidade se destaca na produção de frutas e pelas lindas paisagens. A exposição Agropecuária da cidade é uma das mais importantes do Sul de Minas. Sua população, estimada em 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 8 868 habitantes.No inverno as temperaturas no município oscilam entre 0ºC a 10ºC.



6 - Monte Verde
O charmoso distrito da cidade de Camanducaia, no Sul de Minas, atrai turistas não só pelo chocolate, cerveja artesanal, arquitetura e belezas naturais, mas pelo frio que é sem dúvida alguma principais atrações de Monte Verde.
Temperaturas congelantes, que lembra o inverno Europeu é um convite ao romantismo e alegria. Quem gosta do isolamento nas montanhas e estar num local todo cercado por vasta natureza Monte Verde é o lugar ideal. O distrito tem ótima estrutura para receber turistas como vários restaurantes, pousadas e hotéis etc.




7 - Paraísópolis

Como toda cidade da Serra da Mantiqueira, Paraisópolis é gelada no inverno, com temperaturas baixíssimas e geadas congelantes. A cidade tem 20.850 habitantes, segundo o censo de 2016.
No relevo, Paraisópolis se encontra localizada em área muito acidentada, nos contrafortes da Serra da Mantiqueira. Do lado sul da cidade encontramos o Pico do Machadão, com 1815 metros de altitude, onde se encontram a represa do Brejo Grande, lago artificial mais alto do Brasil (1411m alt.) e também a pedra do Machadão, local este onde se situam os repetidores do sinal de TV da cidade. De lá é possível a visualização de toda a região, inclusive com a vista da cidade de Pouso Alegre, em dias de boa visibilidade. A altitude favorece também a visualização de outros pontos turísticos desta região da Mantiqueira, como a Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí, Pedra de São Domingos, Pedra do Forno, em Gonçalves, Pico dos Marins, em Delfim Moreira, etc. À leste da cidade se localiza a Serra dos Pereiras, onde a Embratel possui uma antena repetidora de sinais, na divisa com o município de Brazópolis e pouco mais a sudeste, a Serra do Cantagalo, na divisa com São Bento do Sapucaí. Sua altitude mínima é de 963 m acima do nível do mar, na foz do ribeirão das caveiras, e seu ponto culminante é a Pedra de São Domingos com 2050 metros de altitude, monumento natural que divide os municípios de Paraisópolis, Camanducaia e Córrego do Bom Jesus, seguido do Pico da Embira Branca com 2.039 metros de altitude, que por sua vez situa-se a oeste da serra do Machadão.



8 - Bom Jardim de Minas
Localiza-se a sul da capital do estado, distando desta cerca de 295 km. Ocupa uma área de 412,021 km², sendo que 1,7197 km² estão em perímetro urbano, e sua população em 2016 era de 6 648 habitantes.A sede tem uma temperatura média anual de 21,2 ºC e na vegetação do município predomina a Mata Atlântica. Com 85% da população vivendo na zona urbana, a cidade contava, em 2009, com cinco estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,673, considerando como médio em relação ao estado.
O inverno em Bom Jardim de Minas costuma ser rigoroso. A partir de maio começa a esfriar e geadas são constantes, temperaturas próxima a 0 grau e abaixo são comuns. Faz frio, muito frio mesmo.




9- Barbacena
Sua população estimada em julho de 2016 era de 135.829 habitantes.É um grande produtor de frutas e de flores. Se destaca como centro de ensino, com expressiva influência regional, tendo também um comércio diversificado. Barbacena fica na Serra da Mantiqueira. Dista 169 quilômetros da capital do estado, Belo Horizonte e está na região do Campo das Vertentes. Barbacena possui um clima tropical de altitude tipo Cwb ou literalmente um Clima Oceânico Cwb, com invernos frios e verões amenos. A temperatura média anual é de 18 ºC, com mínima de 14 ºC e máxima de 24 ºC. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referentes ao período de 1961 a 1985 e a partir de 1990, a menor temperatura registrada em Barbacena foi de 0,3 ºC em 1 de junho de 1979, e a maior atingiu 35,1 ºC em 17 de outubro de 2007. Quem conhece Barbacena e vive lá, garante que a sensação térmica em Barbacena, nos dias de intenso frio, e abaixo de zero grau.




10 - Aiuruoca
Sua população é de 6.224 habitantes (IBGE/2016). Localiza-se no sul de Minas Gerais na Serra da Mantiqueira, a 989 m de altitude, ao pé do Pico do Papagaio, numa região de topografia bastante acidentada. Seu nome deriva do tupi e significa "casa de papagaio", através da junção das palavras aîuru ("papagaio") e oka ("casa"). Clima: corresponde, na classificação de Köppen, ao tipo "CWB" (Tropical de Altitude de Verões Suaves) e apresenta as seguintes temperaturas: do mês mais quente 32 °C, do mês mais frio 3 a 0 °C e média anual de 20 °C.




11 - Delfim Moreira
Delfim Moreira se destaca no cenário turístico pelas suas belas cachoeiras e paisagens. Além de diversas pousadas, das mais simples a mais sofisticada. Foi fundado em 17 de dezembro de 1938. Sua população segundo o censo realizado pelo IBGE em 2016 é de 8.203 habitantes. A altitude é de 1 200 metros e a área, 409,2 km²; a densidade demográfica resulta em 19,84 habitantes por quilômetro quadrado. Destaca-se pelas suas belíssimas cachoeiras que têm atraído diversos turistas de todos os estados brasileiros.
O município de Maria da Fé está a norte, Virgínia a nordeste e Marmelópolis a leste. Os paulistas Cruzeiro e Piquete ficam a sudeste, Guaratinguetá a sul e Campos do Jordão a sudoeste. A oeste está Wenceslau Braz e a noroeste, Itajubá.
O clima de Delfim Moreira é Tropical de Altitude, tipo Cwb, com invernos secos e frios suscetíveis à fortes geadas devido à altitude da Serra da mantiqueira, (no inverno as temperaturas chegam a 0 graus, as vezes abaixo de 0) e verões amenos suavizados pela altitude e da alta pluviosidade de seus verões. O outono e a primavera são suaves e são estações de transição entre o verão e o inverno e vice-versa.




12 - Passa Quatro
De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2016, segundo o IBGE sua população era 16.413 habitantes. É uma estância hidromineral e região turística.A cidade possui um Clima tropical de altitude, com estações bem marcadas.
A temperatura média na cidade é baixa no inverno e relativamente amena no verão. A média anual de chuva na cidade é de 1.577 milímetros. As maiores temperaturas registradas na cidade são nos meses de dezembro e janeiro e as menores, entre junho e julho. Passa Quatro possui um clima Tropical de Altitude tipo Cwa, apresentando verões quentes, porém amenizados pela altitude da Serra da Mantiqueira e pela alta pluviosidade da estação. Seus invernos são secos e frios, (submetidos a forte geadas), devido à redução de chuva ocorrida durante o outono entre o fim de março até o fim de junho. O outono e a primavera são estações de transição entre o inverno e o verão e vice-versa.




13 - Poços de Caldas
Segundo estimativa do IBGE para 1º de julho de 2016, é o 15º município mais populoso do estado com 164.912 habitantes.Duas estações climáticas típicas são mais sentidas ou definidas: o inverno de abril a setembro, com temperaturas mais baixas e menores índices pluviométricos (temperatura média de 15 °C e total de 315mm de chuvas) e o verão de Outubro a Março com temperaturas mais elevadas e maiores precipitações (temperatura média de 21 °C e total de 1430mm de chuvas). A média pluviométrica anual é de 1745mm e a temperatura média é de 17,6 °C. As temperaturas mínima e máxima absolutas registradas foram de -7.2 °C e de 35 °C, respectivamente.
A umidade relativa média é de 79%, e o número de dias de chuva de aproximadamente 190. Ocasionalmente ocorrem geadas, principalmente durante os meses de Maio, Junho e Julho.
Os ventos se apresentam como moderados, na direção Nordeste e com velocidade de 10 a 15 km/h. Com a entrada de frentes frias no Planalto a direção dos ventos pode se inverter passando a Sudoeste-Oeste. Chuvas de granizo não são muito comuns na cidade. Uma das mais recentes ocorreu em 27 de dezembro de 2012.




14 - Carvalhos
Sua população em 2016, segundo o IBGE era de 4.625 habitantes. Seu nome é uma homenagem a família Carvalho, família de origem judaico-marroquina cujo nome original era Nahom. Esta família se assentou na região, construindo uma igreja dedicada a Nossa Senhora Aparecida, em um terreno doado pela dona de uma fazenda na região.
Possui inúmeras cachoeiras distribuídas por todo o município (em torno de 70 quedas) e mais de 400 km de trilhas para a prática de Off-Road. Além disso, possui um pico chamado Pico do Muquém de altitude aproximada de 1800m acima do nível do mar. Também encontra-se no município o Pico do Calambau e dos Três Irmãos, que juntamente com o do Muquém, formam a Serra dos Três Irmãos. Há também o Pico do Quilombo (Serra do Quilombo), a Serra da Aparecida e a serra do Grão-Mogol.




15 - Alto Caparaó
Sua população segundo o Censo realizado pelo IBGE em 2016 é de 5.748 habitantes. Ocupa uma área de 104,571 km², situando-se a 997 metros de altitude. A cidade apresenta clima tropical de altitude, com temperatura média anual entre 19 °C e 22 °C, sendo, Fevereiro mais quente, e julho mais frio. A pluviosidade está em torno de 1.000 mm anuais, e as maiores ocorrências de chuvas estão entre os meses de novembro a janeiro. No inverno ocorrem geadas na Serra do Caparaó com temperaturas próximos de 0º C.



16 - Itamonte
Nevou em Minas Gerais no ano de 1985 e foi em Itamonte, no alto do Parque do Itatiaia, situado no município na divisa com o Rio de Janeiro. A temperatura naquele ano chegou a -15º C. De lá pra cá não nevou mais, mas as temperaturas são sempre baixíssimas no inverno, muitas das vezes, abaixo de zero.
Sua população estimada em 2016 era de 15.267 habitantes.Tem clima característico das regiões serranas do Sudeste brasileiro. Classificado como Tropical de Altitude, tipo Cwb, possui inverno frio (registrando temperaturas mínimas normalmente entre 0°C e 10°C na zona urbana e ocorrências de geadas) com estiagem no mesmo período; verão ameno e com pluviosidade superior aos níveis de inverno, portanto caracterizando a época mais chuvosa.O município de Itamonte é cortado pela Serra da Mantiqueira, onde se encontram alguns dos pontos mais altos da região, destacando-se a Pedra do Sino de Itatiaia com 2.670 metros, localizada no Parque Nacional de Itatiaia, e a Pedra do Picu com 2.151 metros, além de várias cachoeiras, dentre elas, as cachoeiras da Fragária, do Escorrega, da Conquista e da Usina dos Braga




17 - Pouso Alto
Pouso Alto é um município na Microrregião de São Lourenço, no estado de Minas Gerais, no Brasil.Pouso Alto já foi pouso de princesa e príncipe, como a princesa Isabel e o príncipe dom Pedro, que vieram inaugurar a antiga estação de trens, hoje instalada na cidade de São Sebastião do Rio Verde. Muitos poetas também pousaram por aqui: Júlio Ribeiro, Ribeiro Couto (autor de A Cabocla), Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade.
De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2016, sua população era estimada em 6. 210 habitantes. O clima na cidade é ameno no verão e bastante frio no inverno, com ocorrências de geadas com temperaturas variando de 0º C a 10º C durante os meses de inverno


Fonte de algumas informações extraídas da Wikipédia.
AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site http://www.conhecaminas.com