Curiosidades das Minas Gerais: Quem vive em Minas, nem percebe, mas está pisando em um dos solos mais ricos do país. Conheça nossas pedras preciosas.



Mesmo depois de tantos anos de exploração, ainda há solos ricos em pedras preciosas em Minas Gerais.
Quem vive em Minas até não se dá conta, mas está pisando em um dos solos mais ricos do país.

Minas Gerais ainda é o maior produtor de pedras preciosas do país, segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral. Um dos maiores acervos de minerais do país está no Museu de Ciência e Técnica da Universidade Federal de Ouro Preto. Quartzo, turmalina, o berilo. Até as pedras mais raras de Minas estão lá.

Os principais pólos mineradores são os municípios de Ouro Preto, Itabira, Nova Era, Guanhães, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Araçuaí, Turmalina, Malacacheta, Diamantina e Corinto, onde é possível acompanhar uma série de atrativos ligados a atividade mineradora, além de promover o acesso e a comercialização das gemas e minerais produzidos no estado.

Além do ouro, as principais pedras preciosas encontradas no estado são a esmeralda, a água-marinha, topázios, o diamante, a turmalina, a alexandrita, o crisoberilo, o heliodoro, a morganita, o olho-de-gato, a kunzita, a andaluzita, a granada, a ametista e o citrino. O estado ainda tem a produção de gemas exclusivas encontradas na região, como o topázio imperial, que tem sua extração no município de Ouro Preto.


Conheça apenas algumas de nossas pedras preciosas:


Ouro em estado bruto.


Diamante: Nunca vai existir na natureza um diamante igual ou semelhante ao outro. Segundo especialistas, não há a possibilidade de existir dois diamantes de mesmo formato e natureza. Cada brilhante possui suas características próprias, portanto é único e exclusivo.
Um diamante pode chegar a ter 8 ou 48 faces, sendo lapidado com superfície arredondada ou curva, nas cores azul, verde, amarelo, rosa ou em versão incolor brilhosa.
De acordo com os registros históricos, a primeira pepita do material foi encontrada na cidade de Diamantina, em Minas Gerais. A cidade acabou sendo batizada intencionalmente por conta da grande quantidade de diamantes.
Além de serem utilizados como jóias, os diamantes são utilizados na fabricação de instrumentos de polimento, perfuração, corte, além de serem muito úteis para diversos fins no ramo da indústria. Portanto, não é tão raro como se pensa. Os vidreiros cortam os vídros usando lâmina feita com diamante.



Ágata encontrada em Dores do Indaiá MG






Turmalina encrostada em cristal de quartzo encontrada em Teófilo Otoni

Topázio Imperial encontrado em Ouro Preto MG


Crocoíta, Ouro, Azurita, Apatita, Ametista, Quartzo, Esmeralda e Muscovita Acervo MM Gerdau Fotos Henry Yu


Esmeraldas encontradas em Nova Era MG. Fotografia de Sérgio Mourão


Esmeraldas encontradas em Nova Era MG. Fotografia de Sérgio Mourão






Anatásio encontrado em Datas. Fotografia de Marcillio Gazzinelli





Andaluzita encontrada em Malacacheta MG


Água Marinha entre as cores das Pedras está é uma das mais apreciadas, por sua similaridade com a agua do mar, sempre com seu azul claro e refletindo sua beleza, inconfundível azul. (Fonte: Site Artenasjoias.com.br)


Alexandrita lapidada encontrada em Antônio Dias MG



Ametistas



Fonte:Conheça Minas