Araxá é a 5ª cidade menos violenta do Brasil e a 1ª em Minas Gerais, segundo Ipea


O perfil da violência no Brasil foi apresentado nesta segunda-feira (5/6), às 11h, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em coletiva de imprensa na unidade do Ipea no Rio de Janeiro (auditório Michal Gartenkraut, Avenida Presidente Antônio Carlos, 51, Centro). O Atlas da Violência 2017 analisa os números do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, entre os anos de 2005 e 2015, em paralelo com informações dos registros policiais publicadas no 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do FBSP.

De acordo com o relatório os jovens de 15 a 29 anos são as principais vítimas de homicídio no Brasil. Os dados foram levantados no período de 2012 a 2015, neste período constatou-se que mais de 30 mil pessoas nessa faixa etária foram assassinadas por ano no país.

De 2005 a 2015, o número de jovens mortos no país cresceu 16,7%. Enquanto a taxa de homicídios da população em geral é de 28,9 casos para cada 100 mil habitantes, entre os jovens a proporção é de 60,9 casos. As armas de fogo são as que aparecem na maioria dos homicídios no Brasil. De acordo com o Atlas, que analisou os dados de 2015, 71,9% dos 59 mil homicídios registrados no país naquele ano foram cometidos com armas de fogo.
Na lista dos 30 municípios mais pacíficos do Brasil, Jaraguá do Sul (SC) encabeça a lista como a mais pacífica do Brasil.

Araxá, Conselheiro Lafaiete, Barbacena e Lavras aparecem entre os 30 municípios brasileiros com população acima de 100 mil habitantes com menor índice de homicídios.
Em nível nacional Araxá ocupa a 5ª colocação, Conselheiro Lafaiete a 9ª, Barbacena 13ª e Lavras ocupa a 23ª colocação.

Em Minas Gerais, Araxá é a cidade mais pacífica, seguida de Conselheiro Lafaiete, Barbacena e por último Lavras. No Sul de Minas, das cinco maiores cidades, todas com população superior a 100 mil habitantes, Pouso Alegre é a mais violenta, ela ocupa a 148ª posição na lista das cidades mais violentas do Brasil, em números absolutos, seguida de Varginha, na 57ª posição, Passos na 47ª e Poços de Caldas na 36ª.
Dentre as 304 cidades brasileiras pesquisadas Betim ocupa a 272ª posição, vindo a ser a cidade mineira mais violenta.

Com relação a lista das 30 cidades mais violentas do Brasil, Altamira, no Pará, aparece como a mais violenta, seguida de Lauro de Freitas, na Bahia. Nenhuma cidade mineira consta da lista das 30 cidades mais violentas do Brasil. Dessas 30 mais violentas do Brasil, nove são baianas.