6 curiosidades sobre o povo mineiro
O sotaque característico e o jeitinho desconfiado são traços da personalidade dos mineiros. Minas Gerais também é terra de povo hospitaleiro e atencioso sempre disposto para um bom papo.
Se você chegar cabisbaixo pelas bandas de cá, logo aparece uma companhia com um ‘cafezim quentim’ para levantar o astral com dois dedos de prosa.
Essa terra de gente amiga e comida boa é apaixonante! E para você conhecer um pouquinho mais da nossa gente, separamos algumas curiosidades sobre os mineiros.
1 – Desconfiança
O povo de Minas é tão desconfiado que é capaz de assustar com a própria sombra. O jeito do mineiro atravessa o país de norte a sul, e por ser tão cismado é comum ainda hoje as pessoas guardarem dinheiro embaixo do colchão.
2 – Mineirês
O linguajar do mineiro é bem particular e é incrível a capacidade de criar termos próprios e identificar um conterrâneo a qualquer distância. É só comer um ‘cadim’ das últimas sílabas, chamar o outro de “ocê” e soltar um ‘uai’ ou um ‘trem’ no meio da frase para detectar o alto nível da mineirice. Com tanta expressão típica, o mineiro é facilmente reconhecido quando começa a contar alguns ‘causos’.
‘3 – Ali
O ‘ali’ de mineiro também é um clássico. Pode ficar sabendo, todo lugar que um mineiro indicar, sempre vai ser ‘logo ali’, não importa se o destino está localizado duas ruas à frente ou a dez quarteirões, o conceito de distância do mineiro é bem relativo quando comparado com o resto do país.
4 – Fartura
Ao pisar em terras mineiras prepare-se para comer bem e comer muito! Quando mineiro recebe visita a mesa está sempre posta como de costume, café com broa, pão de queijo, doces variados e o delicioso queijo minas.
5 – Parentesco
É normal também que no meio da prosa o mineiro vasculhe toda sua árvore genealógica e é bem capaz de encontrar um antecedente em comum e descobrir que possuem laços sanguíneos.
6 – Come quieto
Mineiros têm a fama de ser ‘come quieto’, prezar pela discrição e não fazer alarde de seus feitos e conquistas. Ele pode ser rico o tanto que for, que ainda vai dizer que não tem posses.
Como definiu o poeta Carlos Drummond de Andrade “ser mineiro é ser religioso e conservador, é cultivar as letras e artes, é ser poeta e literato, é gostar de política e amar a liberdade, é viver nas montanhas, é ter vida interior, é ser gente”.
Fonte: Turismo de Minas
Ser mineiro é bom demais! Gostou das curiosidades? Compartilhe com os seus amigos e deixe uma mensagem nos comentários.