11 marcas de refrigerantes mineiros. Aqui refrigerante fala Uai também!




Mantiqueira

A Refrigerantes Mantiqueira foi lançada em 1974, na cidade de Itamonte, localizada no coração da Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais. Com sabores únicos, graças a uma fórmula guardada a sete chaves, os Refrigerantes Mantiqueira contam com um ingrediente mais do que especial: a água que brota da “Serra que chora”.
No início, a empresa fabricava guaraná de modo artesanal e contava com apenas cinco colaboradores, que trabalhavam num prédio de 220 m². Sua primeira encomenda foi para uma festa de casamento na cidade sede.
Hoje, com funcionamento há mais de quatro décadas, a Refrigerantes Mantiqueira conta com mais de 190 colaboradores diretos e indiretos e vem aperfeiçoando cada vez mais a sua produção, com equipamentos totalmente automatizados.
Atenta às inovações do mercado e às questões ambientais, a empresa inova no design e no material, com garrafas retornáveis ou recicláveis em diversos tamanhos.
O mercado da Refrigerantes Mantiqueira é bem amplo, atende o Sul de Minas, Sul Fluminense, cidades do Vale do Paraíba e do Vale Histórico Paulista. E já está preparada para levar muito sabor e alegria pra todo o povo brasileiro.



Mate Couro
Fundada em 1947, produz um refrigerante que mistura as ervas mate e chapéu-de-couro com a semente de guaraná. A indústria Mate Couro S/A está situada em Belo Horizonte, no estado brasileiro de Minas Gerais.
A empresa produz diversos sabores de refrigerantes, entre eles Mate Couro Guaraná, Mate Couro Limão, Mate Couro Laranja e Mate Couro Uva, além do Mate Couro Limão de baixa caloria.
Em parceria com a Royal Crown, a Mate Couro vem produzindo o mundialmente consumido refrigerante RC Cola desde Abril de 2008, porém somente produzindo para o mercado belo-horizontino.


Abacatinho
Original de Ubá, Minas Gerais, o Abacatinho é, possivelmente, o único refrigerante no mundo com gosto de folha de abacate. A fórmula do refrigerante foi criada em 1975 por uma família mineira e até hoje mantém em segredo as informações sobre seus ingredientes e sobre os próprios fabricantes. Não sabemos o que pensar sobre a ideia de colocar sabor de abacate na bebida gaseificada.


Del Rey
É uma marca de refrigerantes e bebidas brasileira, fundada na década de, e cuja fábrica se localiza em Ribeirão das Neves.Sua participação no mercado de refrigerantes de Belo Horizonte chegou a 40% em 2003.



Guarapan
Guarapan é um refrigerante não-alcoólico misto de maçã fabricado pela empresa Spal Indústria Brasileira de Bebidas antiga REMIL (Refrigerantes Minas Gerais Ltda). TÉ de Belo HorizonteA base de sua fórmula reside na maçã, embora seu sabor dificilmente lembra o sabor dessa fruta, sendo reconhecido como único. O Guarapan é distribuído em uma pequena área ao redor de Belo Horizonte, porém não é encontrado à venda em outros estados. Até meados da década de 1990 somente era envasado em recipientes de 290ml ou de 600ml de vidro, porém pode hoje ser encontrado também em KS (290ml) e PET (2l).



GUARANÁ MINEIRO
A empresa Refrigerantes do Triângulo foi fundada nos anos 60, quando a família Massaro trouxe de Ribeirão Preto, a tradição na fabricação de bebidas, produzindo inicialmente a marca Pepsi Cola. Consolidada em Uberlândia, a empresa começou a produção do Guaraná Mineiro, marca que conquistou o mercado e até hoje é preferência entre os consumidores.A ilha de refrigerantes foi diversificada nos anos 90 com a fabricação de novos sabores da marca Mineiro, limão e laranja e também com a produção da Zap Cola. Além dos lançamentos de sabores, novas embalagens de vidro, Pet e latas foram apresentadas ao mercado juntamento com a linha light.




Pon chic
O refrigerante Pon Chic é de Divinópolis e o nome inicial era Guaraná Divinópolis passa a ser chamado de PON CHIC a partir da década de 1960. O nome fazia referência à uma bebida tradicional naqueles anos, o PONCHE e mesclado com um substantivo muito usado na época, “chique”, surgiu o nome PON CHIC. Além do Guaraná, o PON CHIC tem nos sabores: Laranja, Abacaxi, Uva e outros. É comercializado nas cidades de Divinópolis, Nova Serrana, São Gonçalo do Pará, Perdigão, Carmo do Cajuru, Pitangui e Pompéu.




Mate Cola, a baixinha boa de briga
Fundado em 1947 em Teófilo Otoni, Vale do Mucuri, o Mate Cola é uma dos principais e mais sólidos refrigerantes da região e de Minas Gerais. Tem tradição, tem sabor que cativa a todos, por isso está no mercado há tantas décadas e seu mercado está se expandindo para o Estado e eixo Rio/São Paulo. O refrigerante tradicional é feito com erva mate e folhas de chapéu de couro. Tem também com extrato de Guaraná.



Jota Efe
Em 1949, o Sr. José Faria Neto adquire uma pequena fábrica de produção artesanal em fase de fechamento na cidade de Ouro Fino – MG. Com o crescimento, a empresa se muda para o centro da cidade e moderniza seus equipamentos para aumentar a produção, mas anos depois houve a necessidade de um espaço maior que possibilitasse o crescimento. A Empresa, iniciou então, a construção de um novo prédio numa área de 4000 M², onde permanece até os dias de hoje.
A Empresa fabrica refrigerantes nos sabores, Cola, Guaraná, Laranja, Uva, Groselha, Citrus e Abacaxi.
Em garrafas de vidro com capacidade de 185 Ml são fabricados os refrigerantes Jota Efe sabores, Guaraná, Laranja, Limão, Uva e Abacaxi.



Guaranita - Cibal
A COMÉRCIO INDÚSTRIA DE BEBIDAS ÁUREA LTDA – CIBAL, é a fabricante do famoso e tradicional refrigerante de guaraná GUARANITA, comercializado desde 1946, primeiramente pela Destilaria Ita Ltda e suas sucessoras, Sociedade Guaranita Ltda e Comércio Indústria de Bebidas Araújo Ltda, então localizada na cidade vizinha de Itanhandu- MG. Em 16 de julho de 1962 foi adquirida por MAURO SAULLO, imigrante italiano, que passou a utilizar a razão social, COMÉRCIO INDÚSTRIA DE BEBIDAS ÁUREA LTDA – CIBAL e procedeu a transferência da sua unidade fabril para PASSA QUATRO-MG, cidade privilegiada por suas fontes de água mineral e que faz parte do caminho da ESTRADA REAL. A CIBAL atualmente é dirigida e administrada por seus herdeiros.


Príncipe Negro
O Guaraná Príncipe Negro é originário de Barbacena, no Campo das Vertentes e é bastante apreciado pelos barbacenenses e todos da região. Sua produção foi desativada, voltando a ser produzido a partir de 2013, na vizinha cidade de Antônio Carlos.Quem experimentou garante que é um dos melhores do Brasil.

Fonte: Conheça Minas

E então você conhece esses refrigerantes mineiros? Deixe sua opinião nos comentários