Até o fim de 2018 o sinal de TV analógico deixará de existir no Brasil
Em outubro de ano passado, o sinal analógico começou a ser desligado em Brasília e nas cidades do entorno.
A partir de 26 de julho de 2017 o sinal analógico de TV será desligado em 39 cidades mineiras . O anúncio foi feito pelo Ministério das Comunicações, que comunicou que no total 349 municípios, em oito estados, serão atendidos exclusivamente pela TV digital até o ano que vem. A meta do governo é encerrar as transmissões analógicas em todo o Brasil até o fim de 2018.
Antes do desligamento do sinal analógico, as cidades passam por pesquisas que apuram o alcance do sinal digital. As famílias beneficiárias do programa Bolsa Família recebem gratuitamente conversores de sinal para que mesmo os televisores antigos possam receber a programação na nova tecnologia.
Veja a lista das primeiras cidades que terão o sinal de televisão analógico desligado em Minas:
Data do desligamento 26/07/2017
Agrupamento: Belo Horizonte/MG Municípios do estado de Minas Gerais: Araçaí, Baldim, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Funilândia, Ibirité, Igarapé, Inhaúma, Itaúna, Jequitibá, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, São José da Varginha, Sarzedo, Sete Lagoas, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.
No Brasil, além de Minas, o desligamento da TV analógica está programada para Goiás, Bahia, Ceará, Pernambuco, Espírito Santo e Rio de Janeiro.