Inscrições são gratuitas e vão até 14 de maio. Podem participar, estudantes entre 15 e 20 anos.
Estão abertas as inscrições de projetos para a etapa nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo. Podem submeter propostas, jovens estudantes que, durante o Ensino Médio, tenham desenvolvido projetos com foco na melhoria da qualidade de vida a partir de melhora na qualidade da água, gestão de recursos hídricos, proteção e tratamento de água. Em 2017, pela primeira vez, o Brasil promove a etapa nacional da premiação.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 14 maio pelo site dos organizadores da premiação www.acquacon.com.br/premioestocolmo/inscricoes.php. Após se inscreverem, os participantes deverão submeter seus trabalhos aqui. Entre os requisitos para concorrer, o estudante deve ter 15 anos completos até 06 de junho e, no máximo, 20 anos completos até o dia 29 de agosto de 2017; estar matriculado no Ensino Médio ou concluído o mesmo sem ter iniciado curso superior; e domínio da Língua Inglesa, pois a apresentação na final internacional será feita nesse idioma.
Os projetos inscritos devem ter sido realizados durante o Ensino Médio e os temas podem perpassar, entre outros, o campo de ciências naturais, sociais, esportes, saúde, arte, música. As propostas deverão ser submetidas em português, no formato de texto com no mínimo 5 e no máximo 20 páginas. As recomendações detalhadas podem ser conferidas no Anexo A. Cada trabalho será avaliado seguindo como critérios a criatividade, relevância, metodologia, conhecimento do tema, habilidades práticas, relatório e apresentação. A pontuação máxima a ser atingida é de 115 pontos.
Cronograma e premiação
Entre os dias 15 e 21 de maio, a comissão organizadora analisará os projetos e selecionará os cinco finalistas. Os trabalhos escolhidos e a pontuação recebida serão divulgados no período de 22 a 24 de maio, no site do prêmio, e os estudantes finalistas informados por meio do contado disponibilizado no ato da inscrição. Durante a solenidade de premiação, que ocorrerá no dia 6 de junho, a comissão organizadora realizará uma entrevista com os finalistas, que deverão fazer uma apresentação oral sobre o trabalho que desenvolvem, para escolher o projeto vencedor.
O projeto vencedor ganhará R$ 10 mil reais, troféu, certificado para cada membro da equipe e uma viagem incluindo transportes aéreo e terrestre, hospedagem e alimentação para representar o Brasil na final internacional da premiação, que vai acontecer durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo, entre 26 e 31 de agosto, em Estocolmo, na Suécia.
Também será destinado à escola do (s) autor (es) um prêmio de R$ 3 mil reais, que será dividido proporcionalmente caso haja mais de uma instituição envolvida. A participação de pelo menos um representante da equipe vencedora na cerimônia final internacional é obrigatória.
Sobre o prêmio
Lançado em 1997, o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP) congrega jovens inovadores de todo o mundo e encoraja o interesse em desafios relacionados a água e sustentabilidade.
A premiação é organizada pelo Instituto Internacional de Águas de Estocolmo (SIWI). No Brasil, a parceria é da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) com o Parlamento Nacional da Juventude pela Água (PNJA), organização que escolherá o estudante para representar o país na edição internacional.
Fonte: SEEMG
