Prevenção contra mosquitos transmissores de doenças ganha mais uma arma

Ouseuse e Oficina do Pijama oferecem peças com repelentes


A dengue é uma velha conhecida dos brasileiros. Como se não bastasse os surtos desse mal, o mosquito transmissor ganhou poderes e a lista de doenças transmitidas pelo Aedes Aegyti aumentou. A zika e a chikungunya se juntaram à dengue nos danos à saúde pública e, infelizmente, muitas vezes com consequências irreversíveis e sérias, quando não leva a pessoa a óbito.

Ações preventivas são realizadas em todo o Brasil, mas ainda não foram suficientes para derrubar a proliferação do Aedes Aegypti. E, para piorar ainda mais a situação, o País enfrenta agora, um surto de febre amarela. Os mosquitos transmissores são diferentes: o Aedes Aegyti transmite a dengue, zika e chikungunya. Já a febre amarela é transmitida através da picada dos mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas e vegetações à beira dos rios.

Contra a febre amarela há uma vacina e os postos de saúde de todo o País estão imunizando a população. Já para dengue, zika e chikungunya não há imunização. Nesse caso, o ideal é a prevenção, e uma delas é através dos repelentes.

Para ajudar as famílias a ficarem longe desses mosquitos, a Ouseuse e a Oficina do Pijama, empresas do polo mineiro de moda íntima – Juruaia, lançam uma novidade: pijamas e fitness com repelentes. A Ouseuse oferece blusas fitness, inclusive para gestantes, que, “além do repelente, também protegem contra a radiação ultravioleta. Mais: o nylon é 100% biodegradável, ou seja, é ecologicamente correto”, explica Lúcia Correia, diretora de Marketing da Ouseuse.

Já a Oficina do Pijama oferece camisolas e pijamas confeccionados com a Malha Control Insect, 100% algodão, “que não é tóxica e pode ser usada tranquilamente por toda a família”, diz Sidnéia Ribeiro, estilista da marca. Os tecidos usados pelas duas empresas possuem um repelente à base de permetrina, produto usado no mercado de repelentes químicos contra insetos rasteiros e voadores.

Se o melhor é a prevenção, o ideal é se cercar de todas as armas possíveis. E a Oficina do Pijama e a Ouseuse fazem a sua parte ao oferecer peças com repelentes.


Eliana Sonja