Árvores dão frutos e atraem atenção de moradores em Poços de Caldas

Na Avenida João Pinheiro tem amoreira, abacateiro e até um pé de jaca.
Pés de frutas também estão por ruas e bairros de Pouso Alegre e Varginha.




Andar pelas calçadas de Poços de Caldas (MG) dá a impressão de estar passeando por um pomar. Isso porque em várias ruas da cidade é possível encontrar diversas espécies frutíferas. Quem corre ou caminha na ciclovia da avenida João Pinheiro se depara com um pé de amora que esteve carregado há poucos meses. Além da amoreira tem também abacateiro, pé de pitanga e até um cajueiro. Árvores que encantam e impressionam quem passa pelo local.

A dona de casa Maria José Santos Aleixo, valoriza as frutas que nascem pela cidade. "Eu acho muito legal isso e acho que tinha que ter mais árvores de frutas, porque quando elas dão o fruto, servem de sombra e alimentam os passarinhos”, contou.

A alguns passos da mesma amoreira está um pé de jaca. Fruta que não é tão comum na cidade. “Na época de madurar eu vou pegar uma fruta para mim, vou ver se eu consigo. Isso aqui é uma raridade em Poços de Caldas”, disse o corredor Victor Camilo, de 74 anos.
Jaca não é uma fruta tão comum em Poços de Caldas (Foto: Reprodução EPTV)Jaca não é uma fruta tão comum em Poços de Caldas (Foto: Reprodução EPTV)

Já em uma calçada no bairro Country Club tem pé de uvaia, goiabeira, mangueira e até um pé de café. Tudo isso bem na frente da casa do ‘seo’ José Sgrilli Neto. O artesão conta que os dois pés de uvaia deram muitos frutos este ano. Orgulho para ele que adora quando as pessoas param em frente o imóvel para comer as frutas.

Já no bairro Santa Ângela são as pitangueiras que chamam a atenção.“Você vê as pessoas ‘panhando’, as crianças das escolas [pegando] e você fica satisfeito, né? Então, o pouco de sujeira que faz, a gente limpa e é compensativo sim”, disse o artesão.
Pitangas estão entre as frutas desta época do ano (Foto: Reprodução EPTV)Pitangas estão entre as frutas desta época do ano
(Foto: Reprodução EPTV)


Para o engenheiro florestal Carlos Alberto Battesini, as árvores frutíferas são indicadas para a arborização urbana, embora causem alguns pequenos problemas. “Faz um pouco de sujeira nessa época do ano e há a problemática de manchar algum carro ou alguma coisa", contou o engenheiro.

Problemas pequenos perto dos inúmeros benefícios. “Mas fora isso, são poucos os dias no ano em que o pé frutifica e no resto do ano ela [a arvore frutífera] dá uma sombra bem gostosa”, explicou Battesini.

Pouso Alegre e Varginha
Nas outras duas maiores cidades da região também é comum encontrar árvores frutíferas. Em um canteiro de uma avenida movimentada no bairro Esplanada, em Pouso Alegre (MG), por exemplo, estão vários pés carregados com mangas. Em outra rua, os moradores encontram pés de caqui. Já no bairro Jardim Ribeiro, em Varginha (MG), o que não falta é romã.

Fonte: G1 Sul de Minas