Com Ouro Fino, 5 cidades do Sul de MG terão só um candidato a prefeito

Adversário do atual prefeito desistiu de candidatura no final de agosto.
Outras quatro cidades só tiveram registro válido de um candidato ao cargo.
Ouro Fino, MG (Foto: Reprodução EPTV)Único adversário do prefeito de Ouro Fino na eleição desistiu de candidatura (Foto: Reprodução EPTV)



Apenas um voto válido pode decidir a eleição para prefeito em cinco cidades do Sul de Minas. Após ter sido registrado somente um candidato ao cargo em Carrancas, Espírito Santo do Dourado, Bom Jesus da Penha e Divisa Nova, o único adversário do atual prefeito de Ouro Fino (MG) desistiu da candidatura no final de agosto. Agora, Maurício Lemes de Carvalho (PMDB) tenta um voto para a reeleição.

Segundo registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 20 anos, essa é a primeira vez queOuro Fino tem só um candidato a prefeito. Com isso, as eleições podem ser decididas com um único voto.

“Se houver um único voto válido, esse voto é considerado como 100% de aprovação para a eleição do candidato”, explica a advogado Octávio Junqueira de Miranda. Ainda segundo ele, mesmo que o voto seja do próprio candidato, ainda é considerado válido.

Com isso, Maurício Lemes de Carvalho vai tentar se reeleger em 2016 e, diferente da eleição passada, sem oposição. “Pra mim foi uma surpresa muito grande, mas também recebi a notícia com tranquilidade. Como eu não tenho concorrendo pra debater propostas e ideias, eu tenho que debater com o povo”, comenta.

O candidato que faria oposição a Carvalho é José Américo Butti (PV), conhecido como “Baratão”, que foi prefeito por oito anos na cidade. Ele renunciou à candidatura no dia 19 de agosto. Em uma carta aberta à população, o político afirma que saiu da disputa por problemas jurídicos quanto ao atraso nas prestações de contas durante o seu governo, e isso acabou prejudicando a sua participação nas eleições deste ano.

Mesmo assim, a assessoria jurídica do PP, o partido de José Aparecido Nogueira de Sá, o “Cidinho”, vice na chapa de José Américo Butti, disse que ainda vai tentar protocolar um pedido de substituição de candidatura.

Segundo informações do cartório eleitoral de Ouro Fino, nenhum outro candidato pediu registro de candidatura dentro do prazo.

Fonte: G1 Sul de Minas/EPTV