
Os empreendedores interessados em desenvolver seus projetos e impulsionar suas startups não podem perder essa chance que o Inatel, a Ericsson e a Telefónica irão oferecer. Estão abertas as inscrições para participar do Crowdworking Vale da Eletrônica, o primeiro espaço de inovação criado no país como parte do Programa Telefónica Open Future, que engloba as iniciativas de incentivo ao empreendedorismo do Grupo Telefónica. Nesta quarta-feira (13), às 11h, haverá um evento de lançamento do edital de seleção.
Podem participar da seleção alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação ou pós-graduação do Inatel, ex-alunos formados em algum destes cursos, professores e pesquisadores da instituição e quaisquer outros empreendedores. Serão avaliadas propostas de soluções inovadoras de base tecnológica (produtos, softwares, processos ou serviços) prioritariamente dentro dos segmentos de Internet das Coisas, Aplicativos para B2B e B2C, Aplicativos e soluções para Pequenas e Médias Empresas, Aplicativos para TV, Soluções de Digitalização “End to end” (E2E), Big Data e Smart City.
O programa vai selecionar até 20 equipes, de dois e quatro integrantes, podendo ser pessoas físicas ou jurídicas. Os projetos selecionados contarão com espaço de trabalho compartilhado, suporte técnico e mentorias de forma gratuita e passarão a fazer parte de um ecossistema mundial, em que poderão trocar experiências com empreendedores estrangeiros, executivos e parceiros do Open Future.
Durante todo o processo, os empreendedores serão acompanhados pela Academia Wayra, aceleradora que também integra as iniciativas do Open Future e que poderá selecionar projetos que estejam em fase mais madura para serem apoiados diretamente pela academia. Da mesma forma, a Ericsson também vai apoiar e acompanhar o desenvolvimento dos projetos, podendo investir naqueles que estiverem mais alinhados aos seus segmentos de negócios.
As inscrições vão até o dia 24 de abril e podem ser feitas no site www.inatel.br/openfuture.
Sobre o crowdworking
Os espaços de crowdworking, que integram o Programa Telefónica Open Future, funcionam como áreas de trabalho colaborativo, criadas em conjunto com parceiros públicos e privados, em que os jovens podem colocar em prática suas ideias e recebem o apoio necessário para desenvolver seus projetos, sob o olhar de aceleradoras. Hoje, existem mais de 20 espaços de crowdworking espalhados pelo mundo em países como Espanha, Costa Rica, Equador e China, onde são impulsionados anualmente cerca de 400 projetos.
O Crowdworking Vale da Eletrônica nasceu de uma parceria entre o Inatel – centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias do sul de Minas Gerais – a Ericsson e a Telefónica e compreendem os espaços físicos da Incubadora e da Pré-Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel, e ainda, o Laboratório de Criatividade, Ideação e Inovação, que deve ser inaugurado em abril na instituição.
Com informações do Inatel