O espaço vai oferecer serviços especializados a famílias e indivíduos em situação de direitos violados
Caxambu conta agora com mais um espaço para atender ao cidadão que tiver seus direitos violados. Com a presença do prefeito Jurandir Belini, do vice-prefeito Beto da Nazira, da secretária de assistência social Néia Belini, do presidente da Câmara municipal Joaquim Fitosa, demais autoridades e representantes da sociedade local, foi inaugurado, na manhã desta segunda-feira (09/06), o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
O CREAS de Caxambu recebeu o nome ‘Robson Esterque Menezes’ em homenagem ao jovem empresário falecido em um grave acidente. Carinhosamente chamado por familiares e amigos de ‘Robinho’, e lembrado por sua humildade, amabilidade, solidariedade e benevolência. Uma justa homenagem que contou com a aprovação e emoção de todos os presentes. Seu pai o também empresário Robson dos Santos Menezes participou da inauguração do equipamento público e falou com muita emoção sobre seu carinho e gratidão a todo povo caxambuense, agradecendo especialmente a secretária de promoção e assistência social Néia Belini pela significativa homenagem ao seu saudoso filho.
Durante a cerimônia de inauguração a secretária de promoção e assistência social Néia Belini agradeceu a toda equipe envolvida neste projeto, o apoio da atual administração, reafirmando seu compromisso em solucionar os problemas sociais do município. Explanou sobre a importância do CREAS e sobre os serviços oferecidos. “O atendimento é prioritário para as pessoas que vivenciam situações de ameaça e violações dos seus direitos. Todo atendimento é direcionado às pessoas que, por ocorrência de abandono, violência física, psicológica, exploração sexual, situação de rua, e outras formas de submissão a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar, O CREAS irá oferecer serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos que se encontram em situação de direitos violados, tendo como objetivo contribuir para o fortalecimento das famílias no desempenho de sua função protetiva, prevenindo reincidências. É mais uma meta cumprida”, explica.
O prefeito Jurandir Belini, agradeceu a presença de todos, não esquecendo de enaltecer o trabalho de toda equipe da Secretaria de Promoção e Assistência Social.
Também fizeram uso da palavra o vice-prefeito Beto da Nazira e o presidente da Câmara Municipal Joaquim Fitosa, finalizando com as orações do Rev. Ademir Rógério Pedro, da 2ª Igreja Presbiteriana de Caxambu.
Após a abertura do cerimonial, todos os presentes foram convidados para adentrar na sede do CREAS e conhecer detalhadamente os espaços especialmente preparados para o atendimento ao público alvo. Em seguida foi servido um coffee break.
O CREAS Robson Esterque Menezes irá funcionar na Rua Camilo Soares, nº 410, Centro, Caxambu. De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O equipamento vai oferecer acompanhamento psicossocial desenvolvido por uma equipe multiprofissional: assistente social, advogado, psicóloga e orientadora social, responsáveis pelo acolhimento dos usuários, bem como pelo encaminhamento aos serviços da rede sócio-assistencial: saúde, educação e órgãos de defesa dos direitos do cidadão.
Por Roberta Pimenta/ Jornal i9 Minas








