Defesa Civil confirma estragos provocados por chuva em 86 cidades mineiras

Franciscópolis e Conceição de Ipanema foram incluídas em boletim neste domingo (29)

Os temporais que atingem Minas Gerais no fim de 2013 deixaram mais duas cidades em estado de alerta. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil neste domingo (29), subiu para 86 o número de municípios afetados pelas chuvas. Ao todo, 51 cidades decretaram situação de emergência.
Leia mais notícias no R7 Minas

Franciscópolis, no Vale do Mucuri, e Conceição de Ipanema, no Vale do Rio Doce, foram incluídos no último relatório do órgão que atende as cidades afetadas.

Em Franciscópolis, um alagamento no dia 26 provocou o estado de atenção. Já Conceição de Ipanema, a força da enxurrada provocou estragos no dia 27 de dezembro.

Minas Gerais já registrou 21 mortes neste período chuvoso. Um idoso continua desaparecido em Virgolândia, no Vale do Rio Doce, quando três pessoas foram arrastadas pela enxurrada após o transbordamento do córrego Palmital. Outros dois corpos foram resgatados por bombeiros, que continuam as buscas na região.
As fortes chuvas deixam 6.959 desalojados e 2.460 desabrigados no Estado. São 7.099 casas danificadas e outras 116 completamente destruídas.
Ajuda federal
A presidente Dilma Rousseff anunciou novas ajudas humanitárias a Minas Gerais após sobrevoar, nesta sexta-feira (27), ao lado do governador Antonio Anastasia (PSDB), as regiões do Estado afetadas por intensas chuvas.
Dilma falou após reunião de coordenação, no aeroporto de Governador Valadares, na presença de Anastasia. As prefeituras que têm o estado de calamidade reconhecido recebem um cartão para fazer gastos emergenciais.
A presidente lembrou o trabalho do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais e os mecanismos de alerta como pluviômetros, radares e mapeamentos de riscos nos municípios para avisar a população sobre algum evento natural.

Enzo Menezes, do R7