Páginas

Servidores da Saúde e da Educação testam positivo para a Covid-19 em Conceição dos Ouros

 Ao todo, foram 48 funcionários da prefeitura que tiveram os testes positivos para a doença.


Conceição dos Ouros (MG), cidade de pouco mais de 11 mil habitantes, confirmou 48 casos de Covid-19 somente nesta quinta-feira (20). Desses casos, cinco são em funcionários da Saúde, sendo um técnico de enfermagem e quatro da área administrativa, e 43 são funcionários entre setores das Educação e administração municipal. A cidade tem 87 casos confirmados do novo coronavírus e duas mortes.

(Correção: A Prefeitura de Conceição dos Ouros, na versão original desta reportagem, informou que o número de contaminações era 42, sendo 31 funcionários da Saúde e 11 da Educação. A prefeitura corrigiu a informação e apontou que o total de contaminações é 48, sendo um técnico de enfermagem e quatro da área administrativa da Saúde, além de 43 entre área de Educação e administração da prefeitura. As informações foram corrigidas pelo G1 às 20h57 desta sexta-feira, 21/08).

Esse aumento aconteceu após uma testagem feita nos dois setores da prefeitura. A testagem continua nesta sexta-feira (21), desta vez em escolas rurais.

Por causa do aumento repentino dos casos, um novo decreto foi publicado pela prefeitura fechando, além do comércio não essencial e as celebrações religiosas, todas as secretarias municipais.

Todos os servidores da prefeitura vão trabalhar em home office, menos os serviços essenciais, como os funcionários da saúde que não testaram positivo, além da Secretaria de Obras e da Limpeza Urbana. O novo decreto vale até o dia 30.

O prefeito falou em um vídeo sobre o novo decreto e o cansaço dos servidores da saúde.

"Sobre a educação do nosso município, os professores e demais servidores estarão trabalhando em suas casas, então as dúvidas dos pais, responsáveis e alunos continuarão sendo solucionados normalmente por meio do whatsapp. Na semana que vem, não serão recolhidos nem entregues os materiais impressos, isso será feito depois do dia 31 de agosto, mas a plataforma digital continuará funcionando normalmente. Desde o início estamos trabalhando firmes para conter a propagação do vírus, por isso não podemos admitir qualquer acusação contrária, pois principalmente os servidores da saúde estão exaustos, com excesso de trabalho, por causa da irresponsabilidade de parte da população", disse o prefeito de Conceição dos Ouros, Maurício Euclides Viana (MDB).

A produção da EPTV Sul de Minas questionou a prefeitura sobre o motivo dos professores terem ido até as escolas antes desse decreto, mas até esta publicação não houve resposta.

No mesmo vídeo, o prefeito falou mais sobre as regras que os comércios que ficaram abertos terão que seguir.

"Os comércios que prestam serviços essenciais, como supermercados, açougues, farmácias, lojas de construção e outros, precisam seguir todas as medidas sanitárias, como a exigência de máscaras, disponibilização de álcool em gel e distanciamento de um metro e meio entre cada funcionário e cliente, podendo funcionar até 19h. Quero deixar claro que o comércio que descumprir essas regras será multado no valor de R$ 500", completou o prefeito.

Fonte: G1 Sul de Minas