Voluntários transformam desenhos de crianças em brinquedos na impressora 3D

Ideia era tornar realidade os desenhos de 21 crianças da rede municipal de São Sebastião do Paraíso (MG).




Desenhos feitos em folhas de papel comuns se transformaram em brinquedos de verdade em São Sebastião do Paraíso (MG). Com ajuda de uma impressora 3D, voluntários se uniram para entregar a 21 crianças rede municipal os presentes dos seus sonhos neste natal.

Para colocar o projeto em prática,15 profissionais trabalharam durante cerca de duas semanas em um espaço colaborativo de ações sociais para conseguir entregar os presentes no tempo prometido. "Mostrar que eles podem tirar da cabeça deles e virar realidade qualquer coisa que eles quiserem", explicou o coordenador do projeto, Thiago Martins.

Com os desenhos feitos em mãos, os voluntários se empenharam para transformar tudo em brinquedos de plástico, que podiam ser pintados pelas próprias crianças quando recebessem o presente.

Os traços foram aperfeiçoados pelos voluntários antes da impressão. "Se a gente pode imprimir qualquer coisa, como equipamentos industriais, porque não brinquedos também? E fazer a alegria das crianças".

Entre dragões, bonecas e foguetes, a surpresa foi grande ao abrir o pacote do presente. "Eu gostei muito. Ficou melhor do que eu desenhei", lembrou um dos alunos.

Além de serem presenteados, os alunos também tiveram oportunidade de entender como funciona a tecnologia responsável por criar os brinquedos a partir dos desenhos. A impressora 3D foi levada para a sala de aula.

"Eu entendi que ela [a impressora] pode materializar um simples desenho em uma coisa que a gente queria muito. Eu achei muito legal. A pessoa que inventou isso é muito esperta", disse a aluna Luana Melo dos Santos, que também se divertiu com o resultado final. "Ficou muito bonita. E é um privilégio eles escolherem dentre tantas escolas, justo a nossa".

Fonte: G1 Sul de Minas