Em busca de qualificação, caxambuenses participam do curso “A Arte de Conduzir Trilhas e Roteiros”

Dados da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-MG) mostram que Minas Gerais tem avançado no setor do turismo rural. Os números apontam que o segmento tem cada vez mais adeptos e o desempenho tem sido positivo

O curso do SENAR “A Arte de Conduzir Trilhas e Roteiros”, que tem o objetivo de ensinar como conduzir grupos em ambientes naturais, foi ministrado entre os dias 26 a 29 de março, pelo turismólogo especialista em Ecoturismo e mestre em Conservação da Biodiversidade e Sustentabilidade, Gustavo de Paiva Resende Toledo.

O conteúdo aplicado mostra o conceito de turismo e as tendências da atividade. Também é discutido com a turma os impactos (sociais, econômicos, ambientais e culturais), o turismo sustentável, o associativismo, o perfil de um condutor, habilidades, equipamentos que devem ser utilizados, técnicas de segurança e condução, prevenção de acidentes, como fazer análise de trilhas e roteiros etc.

Durante o treinamento, os onze participantes vivenciaram diversas atividades teóricas e práticas num total de 32 horas. Eles visitaram e avaliaram alguns pontos turísticos já consolidados na cidade como o Parque das Águas e o Morro do Cristo, e também propuseram um novo roteiro de Ecoturismo valorizando o potencial da Observação de Aves no Parque Natural Municipal das Laranjeiras que fica no trecho da BR 354 entre Caxambu e Pouso Alto.

O curso foi realizado numa parceria entre o Sindicato Rural de Baependi, a Prefeitura de Caxambu e a Codemig.

Veja o vídeo enviado pelo leitor Marlon Lemos.