Achei interessante, cada vez mais vemos estudiosos analisando a necessidade de condições mais humanas nos cárceres, mas, e as condições mais humanas e o direito da população, alguém esta buscando e estudando para melhorar isso?
Seria um tema muito longo a debater, então não me estenderei, mas apenas vamos colocar um pouco da teoria e prática para melhor visualizarmos o cenário:
1 - Quanto ao Cárcere
Sabemos que as condições do cárcere são péssimas, isso é um fato que qualquer um foi ao presídio poderá constatar, evidentemente que também é uma questão, não somente de opinião, mas de análise, afinal, uma coisa é ir preso por furto famélico (que ainda sim, na minha opinião não poderia ser absolvido, já pensou se todos os mendigos e mais de milhões de desempregados passando fome começarem a cometer furto famélico? adeus aos supermercados e lojas de alimentos) outra é um assassino, comprovadamente ser o autor do crime, esse, na minha mais sincera opinião, não deveria exigir condições de dignidade equiparadas aos que não cometem esse tipo de crime, afinal ele tirou uma vida, porque a dele deve ser respeitada de tal modo que não respeitou a de seu próximo, que o matou para roubar um carro? Não acho que deva ser torturado, mas também não deve receber direitos assim como os cidadãos que não cometem essas atrocidades, pois isso sim seria injustiça.
2 - Quanto ao Povo
Agora que brevemente analisamos o cárcere (haveria mais para se analisar, mas não vamos nos estender aqui, mesmo porque muitos, principalmente da cultura do Brasil, sempre tem desculpa para fazer coisa errada, ou é o acontecimento histórico da escravidão, ou é a classe social, enfim, sempre se tem desculpas para uns e outros não), vamos analisar o povo.
Me pergunto como querem tanto investir e melhorar as condições do cárcere, antes de se olhar mais profundamente a necessidade da nação, onde pesquisas e mais pesquisas, assim como podemos ver no dia a dia, pessoas morrendo na fila de espera do pronto socorro, falta de médicos e medicamentos, pessoas que trabalham passando fome, desamparadas, sem saneamento básico, basta olhar algumas na sua cidade e verá:
Veja, metade da população sem saneamento básico (cresci em uma região proximas a várias comunidades, e até hoje esperam saneamento básico):
https://g1.globo.com/economia/noticia/saneamento-melhora-mas-metade-dos-brasileiros-segue-sem-esgoto...
Assim como os problemas de hospitais superlotados (assim como os presídios) não possuem capacidade para atender as pessoas, que morrem na fila de espera ou em casa aguardando uma ambulância por até 5 horas. Apenas coloco uma pesquisa de 2014 para ilustrar, mas indo atrás verá muitas outras que revoltam.
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/03/mais-de-60-dos-hospitais-publicos-estao-sempre-su...
Nossa constituição prevê inúmeros direitos e garantias fundamentais, entre elas destacam-se o mais essencial a uma sociedade:
CAPÍTULO II
DOS DIREITOS SOCIAIS
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 90, de 2015)
Agora me pergunto: Onde estão sendo tão ferozmente estudados e buscando-se meios de aplica-los, sinceramente estou a anos buscando ver do início ao fim deste simples artigo 6º ser 50% aplicado em nossa sociedade.
3 Pergunta aos caros leitores
Então, com base em uma pequena reflexão, o que é mais necessário, restringindo a questão de investimento público, melhorar as condições dos cárceres? Ou colocar na prática o investimento em saúde, educação, segurança e lazer do povo?
Coloque na sua mente, não estamos atacando as pessoas que cometem crimes, (embora, no meu ponto de vista, as que cometem estupro, roubo e assassinatos, devem receber penas muito mais rigorosas , para que tenha efeito de punir o ato, e não que ele venha a compensar), mas sim olhando primeiro para a população, que trabalha, paga seus impostos, luta para conseguir o pão para colocar na mesa.
Nota. Na minha humilde opinião, nossos direitos deveriam estar atrelados a nossos deveres, quer sua integridade, sua vida e seus bens respeitados, respeite a do próximo, pois não é de bom senso, tão pouco justo, alguém que não respeita a vida do próximo, assim como sua integridade e sua dignidade, ter a própria resguardada com tanta garra.
Agradeço aos caros leitores, e lembrem-se: Exerçam sua liberdade de expressão de maneira consciente, tudo deve ter limites, inclusive a liberdade, a partir do momento que fere a liberdade do próximo.
David Fontana
SERVIÇOS SOCIETÁRIOS (ALTERAÇÕES CONTRATUAIS E CERTIDÕES E REGULARIZAÇÕES)
FORMADO EM DIREITO PELA UNIVERSIDADE UNIESP, TRABALHANDO NA ÁREA DE DIREITO SOCIETÁRIO E LEGALIZAÇÕES HA 6 ANOS, ASSESSORANDO PROJETOS SOCIETÁRIOS E REGULARIZAÇÕES.
FORMADO EM DIREITO PELA UNIVERSIDADE UNIESP, TRABALHANDO NA ÁREA DE DIREITO SOCIETÁRIO E LEGALIZAÇÕES HA 6 ANOS, ASSESSORANDO PROJETOS SOCIETÁRIOS E REGULARIZAÇÕES.